Parabéns a Você - Um ensaio sobre ética e felicidade

Como nos comportarmos diante de tantos escândalos, mostrando desonestidade, má-fé e falta de caráter? Como manter o bem estar físico, mental e emocional? Como atingir o sucesso pessoal, profissional e a felicidade num clima desses? São estas e outras perguntas que o médico anestesiologista e palestrante motivacional Ildo Meyer indaga no seu segundo livro, intitulado “Parabéns a Você – Um ensaio sobre ética e felicidade”.
O livro aborda a ética e a felicidade que podem ser a solução de muitos dos problemas citados acima. Segundo Meyer, a ética é um estado mentalmente ativo, vivo, humano e comprometido. Com ela podem-se equilibrar as relações interpessoais, produzindo o crescimento de corporações e a melhoria do estado interno de cada indivíduo. “A inserção da ética no cotidiano é a garantia de manutenção da boa forma ética. É preciso um esforço no sentido de praticá-la em todo o momento, para que esteja sempre no ponto ideal”, afirma.
A obra ainda instiga o leitor a prestar atenção na letra da tradicional música “Parabéns a Você”. Para o autor, a pessoa querida deve receber os parabéns pelo que ela faz, está fazendo e fará de sua vida; as felicidades serão apenas conseqüências, mimos que o homenageado receberá pela maneira como vive. “O presente maior já foi conquistado, uma vida digna e feliz. A felicidade deve ser entendida como recompensa, como propunha Saint-Exupéri e não como um fim”, destaca Meyer.
Meyer também encabeça a Campanha pela Ética, que tem o objetivo de reaprender e aplicar o conceito básico de valorizar pessoas e desenvolver confiança, capacidade de indignação, esperança de mudança e um olhar ético em relação à vida. “Alguém tinha que começar a falar e a questionar a falta de ética, e eu estou fazendo a minha parte”, afirma Meyer. “Tu mesmo tens que praticar e te cobrar pela prática da ética em pequenas coisas, como fazer xixi na piscina, comprar DVDs piratas, furar a fila, etc”, completa.
O palestrante motivacional Ildo Meyer é médico com especialização em anestesiologia e pós graduação em Filosofia Clinica. Natural de Porto Alegre, Meyer atua há mais de 20 anos na área da saúde. Em 2001, foi presidente da Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul. Em 2005, em co-autoria com outros três colegas, lançou o livro Marketing para Médicos – Um caminho Ético.

Comentários

Postagens mais visitadas