TAM aumenta participação nos voos domésticos para 49,5% em janeiro

Companhia obtém market share de 84,4% nas linhas
internacionais operadas pelas companhias aéreas brasileiras

São Paulo, 11 de fevereiro de 2009 – A TAM (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM) aumentou sua participação nos voos domésticos para 49,5% em janeiro, superando em 1 ponto percentual a marca alcançada no mesmo período de 2008. Na comparação com o mês anterior, o market share da companhia cresceu 0,4 ponto percentual. A taxa de ocupação (load factor) das aeronaves da companhia no mercado doméstico em janeiro foi de 72%, acima da média de 71% registrada pelo setor, de acordo com as estatísticas de tráfego aéreo divulgadas hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

No primeiro mês do ano, o crescimento no volume de tráfego aéreo pelo conceito de passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em inglês) da TAM foi de 11,8%, superior ao aumento médio de 9,6% registrado pela aviação comercial brasileira.

No segmento das linhas internacionais operadas pelas companhias aéreas brasileiras, a TAM atingiu market share de 84,4% em janeiro deste ano, 17,4 pontos percentuais acima do obtido no mesmo período de 2008.

A taxa de ocupação dos vôos internacionais da companhia foi de 78% em janeiro, superando a média de 74% registrada pelo setor. A TAM elevou em 16% seu volume de tráfego aéreo (RPK), comparado a uma queda de 7,9% na média registrada pelo setor nesse segmento.

Com esses resultados, a TAM manteve em janeiro a posição de liderança no mercado doméstico, conquistada em julho de 2003, e no segmento de linhas internacionais operadas por companhias aéreas brasileiras desde julho de 2006. O desempenho da companhia é resultado dos três pilares que fundamentam a atuação da TAM: Excelência em Serviços, Excelência Técnico-Operacional e Excelência na Gestão.


A TAM voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem vôos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires e Bariloche (Argentina), Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em vôos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 64 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 5,2 milhões de associados e já distribuiu mais de 6,4 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.





Comentários

Postagens mais visitadas