Iguatemi Photo Series apresenta - A message for you, por Guy Bourdin

A mostra fotográfica que será exibida em São Paulo, no MuBE, foi montada especialmente para o projeto Iguatemi Photo Series, com curadoria de Chico Lowndes. Depois do sucesso de público e crítica das mostras Heaven to Hell – Belezas e Desastres (David LaChapelle) e Chop off their heads (Rankin), o projeto chega a sua terceira edição com outro grande fotógrafo que retrata a moda inserida no fascinante universo das artes visuais.
A apimentada mostra inédita do fotógrafo que trabalhou por mais de 30 anos para a Vogue francesa e influenciou gerações de fotógrafos e cineastas aterrissa em São Paulo, com polaróides, fotografias de moda, filmes e editoriais em movimento produzidos entre 1950 e o início dos anos 1990.
De 14 a 31 de agosto no MuBE em São Paulo
Imagens publicadas em revistas de moda internacionais, fotografias inéditas, campanhas de grifes famosas, curtas-metragens e os primeiros editoriais em movimento da história fazem parte da exposição A message for you, de Guy Bourdin, apresentada ao público brasileiro pelo projeto Iguatemi Photo Series, com curadoria de Chico Lowndes e direção executiva de Guili Alves de Lima, no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, entre 14 e 31 de agosto de 2009.
Com especial talento artístico e olhar hedonista, o francês Guy Bourdin (1928-1991), um observador da cultura, delineou seu trabalho como fotógrafo em imagens repletas de contrastes de cores e de uma tensão erótica entre os efêmeros da moda, da morte e da própria fotografia. Dramáticos e intensos, os cliques de Bourdin flertam com o universo da estranheza, da beleza e do sarcasmo, quebrando com todas as regras e saindo do lugar-comum das campanhas comerciais de moda. A exposição A message for you, que conta com 177 trabalhos do artista, remonta o universo surrealista de sua obra e leva o espectador a uma visita por seu mundo de fantasia, luxo, glamour, prazer, violência, perigo e suspense – tudo isso apimentado com uma boa carga de nudez e de erotismo, em um processo experimental que redefiniria a estética da fotografia de moda até os dias de hoje. Cada imagem da mostra é uma narrativa complexa, um objeto da arte de vanguarda que questiona os limites de sua época.

Guy Bourdin – uma curta biografia
Nascido em 1928, Bourdin passou boa parte de sua juventude vivendo o pós-guerra em Paris. Em 1954, entrou para a Vogue francesa, onde trabalhou por mais de 30 anos. Nos anos 1970, o fotógrafo já aparecia nas páginas das principais revistas de moda do mundo. Trabalhou também para a Harper´s Bazaar e fotografou campanhas publicitárias para as marcas Chanel, Issey Miyake, Emanuel Ungaro, Gianni Versace, Loewe, Pentax e para a loja de departamentos Bloomingdale´s. Era colega de Helmut Newton, foi pupilo de Man Ray e influenciado pelos surrealistas Magritte, Balthus e Buñuel. Guy Bourdin inspirou trabalhos de artistas como o fotógrafo David La Chapelle e o cineasta David Lynch. Faleceu em 1991.

Sobre o projeto Iguatemi Photo Series
O compromisso do Shopping Iguatemi São Paulo de levar ao público brasileiro sempre as novas tendências e a excelência da criação mundial levou-nos, dentre as manifestações culturais e as disciplinas das artes visuais, a escolha da fotografia como a que melhor representa nosso fascínio pela originalidade e inovação.
O Iguatemi Photo Series é uma iniciativa cultural que tem como objetivo apresentar a mais representativa produção fotográfica como contribuição expressiva das artes visuais à indústria da moda. Assumimos o compromisso de apresentá-la além do testemunho jornalístico, do registro iconográfico da fotografia clássica, valorizando-a não apenas como mídia, mas também como expressão de cultura contemporânea. As exposições e os catálogos apresentam a cada edição a diversidade da fotografia mundial, tanto pelas diferentes visões criadas quanto pela multiplicidade de questões estéticas. É com satisfação, portanto, que com o Iguatemi Photo Series, o Iguatemi São Paulo e a Oi apresentam uma nova possibilidade de criar diálogo com a imagem e dar condições para o conhecimento público de tendências da fotografia contemporânea.
Vernissage: dia 14 de agosto, a partir das 20h para convidados.

Visitação: de 15 de agosto a 31 de agosto – de segunda a domingo, das 10 às 19 horas
MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) - Av. Europa, 218, Jardim Europa, 11.3081-8611
Entrada Franca

O Museu possui acesso para deficientes e restaurante/bar no local.


Patrocínio: Oi e Shopping Iguatemi São Paulo

Apoio Cultural: Oi Futuro / Arezzo / Banco Tricury S/A / Lei de Incentivo a Cultura / Ministério da Cultura / Governo Federal

Apoio: Burti / Johnnie Walker / Salton / Red Bull / Heineken / MuBE / Prefeitura de SP

Comentários

Postagens mais visitadas