Ação, conhecida como Outubro Rosa, é liderada pelo Fundo Social de Solidariedade e visa a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença



Prédio da Prefeitura de Santo André, no estado de São Paulo ficará o mês todo iluminado na cor rosa


Ação, conhecida como Outubro Rosa, é liderada pelo Fundo Social de Solidariedade e visa a conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença



 A Prefeitura de Santo André se iluminou de rosa nesta sexta-feira, 1º de outubro. No início da noite, o prefeito Aidan Ravin e a primeira-dama Denise Osawa Ravin abriram oficialmente o Outubro Rosa na cidade, movimento mundialmente conhecido pela luta contra o câncer de mama, doença que mais mata mulheres no País. A iluminação especial no prédio do Executivo será mantida durante todo o mês.
“Trata-se de um ato simples, que certamente terá repercussão muito grande porque chamará a atenção das pessoas. Queremos despertar a curiosidade e chamar a atenção das mulheres, fazendo-as entender sobre a importância em dar o primeiro passo e procurar um médico. Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura”, afirmou Aidan.

Visivelmente emocionada, Denise( foto ao lado, com o prefeito) destacou a importância de a cidade aderir ao Outubro Rosa. “O objetivo maior é passar a mensagem sobre a prevenção”, disse ela, que está à frente do Fundo Social de Solidariedade, responsável pela ação. Segundo ela, a iluminação diferenciada engloba muito mais que apenas dar nova cor ao prédio da Prefeitura. “Queremos salvar vidas”, resumiu.
O mês voltado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama terá ainda participação ativa da Associação Viva Melhor, que desenvolve trabalho de reabilitação emocional, física e estética voltado às mulheres mastectomizadas (que passaram por cirurgia de remoção completa da mama). A entidade manterá tenda no calçadão da Rua Oliveira Lima para reforçar a orientação às pessoas. Além disso, será realizada a já tradicional caminhada de prevenção na cidade, dia 24 de outubro.
Para Vera Emilia Chiavelli Teruel, presidente da Viva Melhor, o Outubro Rosa em Santo André é uma conquista. “Essa iluminação é um marco na cidade e vai colaborar demais com o trabalho realizado por nós”, afirma.
No ano passado, o edifício utilizado pela Secretaria de Saúde da cidade localizado na Rua Primeiro de Maio, no Centro, foi decorado com um laço rosa, cor representativa do movimento. Além disso, Denise Ravin participou e foi madrinha dos eventos promovidos pela Viva Melhor.
Santo André é pioneira no diagnóstico e tratamento precoce de câncer de mama. Esta conquista é fruto da melhoria na qualidade de informações transmitidas para as pacientes e do acesso aos serviços de especialidade e hospitalares para tratamento de câncer de mama e da criação de uma central de que facilita a realização aos exames diagnósticos pelas munícipes.
“Nossa rede está preparada para tratar a população. O Hospital da Mulher pode se tornar referência nesta questão, até porque temos uma equipe boa, que não deixa nada a desejar aos tratamentos existentes em São Paulo”, afirmou o prefeito.





Paço Mucicipal de Santo André











Crédito: Norberto da Silva/PSA

Comentários

Postagens mais visitadas