Theatro Municipal de São Paulo reabre com o glamour e brilho

imagem_038
O Theatro Municipal de São Paulo




















O Theatro Municipal de São Paulo reabriu as portas,após três anos fechado e R$ 26,2 milhões investidos , além de muita expectativa para as importantes reformas, que passou. A reabertura oficial  aconteceu somente para convidados no dia 10 de junho e a abertura para o público em geral, aconteceu  no dia 12 de junho, dois dias depois.
O romantismo da data se confundiu com o sentimento nostálgico de quem  esperava com ansiedade, a oportunidade de curtir novamente a arquitetura que inspirou concertos memoráveis, exposições revolucionárias e apresentações de arrepiar. No Salão Nobre, o visitante poderá ver  bustos, detalhes em bronze, colunas neoclássicas, cristais e paredes decoradas. Tudo exatamente como em 1911, quando o prédio era sinônimo de glamour.
Todas as características da construção original foram resgatadas e a aparência do edifício ficou  muito parecida a  sua data de construção em 1911. Somente o palco recebeu toques de modernização que dará mais qualidade para as apresenções  de escolas de dança e orquestras. 
A cidade sentiu muita falta do teatro  que teve em sua reforma,  cerca de 100 profissionais participando da  sua revitalização. Foram  especialistas que direcionaram esforços no restauro de paredes, vitrais, fizeram a limpeza de bronze e metais, entre outros. O caso mais interessante são dos assentos do complexo, que voltaram a receber tecido vermelho,  assim como a madeira das poltronas, que também teve de volta  o tom , como era na inauguração em 1911.
Destaque para as arquitetas Lilian Jaha e Rafaela Bernardes, que coordenaram toda a reforma, com o aval do secretário da Cultura, Carlos Augusto Calil.
Números da última reforma do Theatro Municipal
- 14.262 pedaços de vidro dos vitrais recuperados
- 487 portas restauradas
- 74 cortinas trocadas
- 2,5 mil maçanetas e ferragens trocadas
- 1 mil metros quadrados de novos carpetes e passadeiras
- 1.595 poltronas e cadeiras tiveram o estofado verde substituído pelo vermelho
- 1.114 quilos de latão foram usados na decoração do restaurante
- 336 ornamentos externos foram renovados
- 50 quilômetros de fiação foram trocados 
Segundo a Prefeitura de São Paulo, as obras incluíram a impermeabilização da fachada, recomposição de 25 conjuntos de vitrais, restauro de 487 portas e tratamento das estruturas de madeira, entre outros ítens.
 Em setembro deste ano, o Teatro Municipal de São Paulo  completará 100 anos  e até o fim do ano deverá oferecer mais de 94 espetáculos de dança, recitais de música, concertos sinfônicos e óperas. 
A intenção, segundo o maestro Abel Rocha, diretor da instituição, é fazer com que ele volte a ser um espaço de referência cultural nacional assim como foi no passado, quando abrigou, por exemplo, a Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22, em que artistas brasileiros promoveram manifestações de vanguarda.A programação,  deverá  refletir toda a diversidade cultural que é a cidade de São Paulo, formada por pessoas de várias etnias, de vários lugares, gostos, línguas, culturas e sociedades diferentes,completou o maestro. 
Até o final do ano, estão previstas também apresentações de óperas como "Rigoletto", de Verdi (setembro), "O Menino e os Sortilégios", de Ravel (outubro), e "A Valquíria", de Wagner (novembro).A programação ainda inclui performances do balé russo Kirov (agosto) e da companhia de flamenco do espanhol Antonio Gades (outubro). 
A programação  pretende ressaltar sua tradição de óperas e de ballet e trará de volta à cidade de são Paulo, o brilho e o glamour e a importância cultural, que o Theatro Municipal sempre teve.




Comentários

Postagens mais visitadas