Nosso jovens buscam referências -By Prof. Dr. Valmor Bolan

Este artigo é um apelo aos educadores,pais e adultos em geral para que sirvam de bússola aos jovens.

NOSSOS JOVENS

*Prof. Dr. Valmor Bolan

Nossos jovens buscam referências e valores de vida, e esperam encontrar quem as viva e possa motivá-los ao bem. Nesse sentido, há uma percepção maior à generosidade e à uma disponibilidade altruísta que poderia ser melhor otimizada para realizar bons empreendimentos, tanto em nível pessoal quanto comunitário e social. Por isso, pais e professores devem investir o melhor que podem para estimular os jovens ao estudo, ao trabalho e à solidariedade. Quando falham nesse esforço, aí então o jovem fica refém dos escapismos, do consumismo e do hedonismo, das drogas e até mesmo da violência, sob diversas fo rmas. Não é uma tarefa fácil educar, porque exige trabalho e dedicação, e atenção. Mas vale a pena quando vemos os resultados de uma boa formação: homens e mulheres amadurecidos em valores de vida e promotores do bem comum.
Nossos jovens são muito mais receptivos ao bem do que imaginamos, e quando fazem outras opções, é justamente pela falta de quem lhes dê bons exemplos. Daí a importância de pais e professores, e também empregadores, em buscar uma coerência de vida, que propicie ao jovem a uma adesão natural ao bem. Mútuo-respeito, responsabilidade, diálogo, altruísmo, tudo isso é visto pelo jovem como algo que vale a pena esforços e sacrifícios, especialmente os valores da fidelidade e do compromisso, nas relações inter-pessoais. Tais valores, quando vividos de verdade, asseguram uma vida realmente digna, que é aquilo que o jovem quer viver. Isso dá esperança e motivação para que ele desenvolva seus melhores potenciais humanos.
Nossos jovens sabem discernir e são muito mais criativos e até ousados em fazer o bem, quando direcionados à uma ética e moral que vise a promoção da pessoa humana. Daí ser importante oferecer ao jovem leituras e exemplos de vida que façam ver e reconhecer o valor da sua liberdade, pois ele será aquilo que decidir ser, pois os atos têm conseqüências, e o amanhã é construído, dia-a-dia, a partir das nossas opções. Nossos jovens não querem errar as suas escolhas, por isso se angustiam quando não sabem ao que se ater, e se esvaziam nos escapismos, principalmente das drogas. Querem muito mais que isso. Querem a vida, querem viver com dignidade, por isso anseiam por aqueles que os motivem a encontrar o verdadeiro sentido da vida.


* Prof. Dr. Valmor Bolan é Doutor em Sociologia. Conselheiro da OUI-IOHE (Organização Universitária Interamericana) no Brasil. Membro da Comissão Ministerial do Prouni (CONAP). Consultor da Presidência da Anhanguera Educacional.    

Comentários

Postagens mais visitadas