Grande evento do vinho na América Latina movimenta os negócios do setor em sua 19ª edição

Com ampla expertise no segmento de vinho e gastronomia, a CH2A Comunicação anuncia a divulgação da 19ª edição do ExpoVinis Brasil,maior evento de vinhos da América Latina que acontece de 22 a 24 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
- O chef Olivier Anquier e Clélia Iwaki, da direção da feira
A agência, referência na organização de eventos e na comunicação dos setores gourmet e wines business, é a assessoria de imprensa do ExpoVinis Brasil desde sua primeira edição. “Para nós é muito importante acompanhar o crescimento do evento, que é também um reflexo do crescimento do setor vitivinícola de modo geral. É um segmento que acompanhamos de perto há mais de uma década e sobre o qual acumulamos bastante informação e conhecimento aolongo dos anos”, explica Alessandra Battochio Casolato, diretora da CH2A, que fica na região dos Jardins, em São Paulo.
- O jornalista Abel Neto 

No portfólio da agência, que já capitaneou eventos luxuosos de vinhos para países como Itália, Portugal e França, estão grandes nomes do setor enogastronômico. É o caso da Wines of Chile, associação que reúne as principais vinícolas do país que ocupa a primeira posição no ranking de vinhos importados no Brasil, e do Miolo Wine Group, um dos maiores grupos vitivinícolas do país. Também está na lista de clientes da agência a premiada vinícola chilena Viña Ventisquero e a CH2A assina, ainda, a divulgação da marca Salmón de Chile e da Danubio, grife de produtos gourmet do grupo Vigor.

Período de grandes negócios e novidades no mundo do vinho

mês de abril tem destaque no calendário de  produtores,  importadores,  enófilos  e  e demais players do setor vitivinícola, que se reúnem em São Paulo para o principal evento de vinhos da América Latina: o ExpoVinis Brasil. A 19ª edição do evento acontece no Expo Center Norte entre os dias 22 e 24 de abril, quando mais de 10 mil pessoas devem visitar a feira, que traz lançamentos nacionais e internacionais em tintos, brancos, rosés e espumantes.

“O ExpoVinis é uma feira consolidadaque há quase 20 anos reúne no Brasil produtores e visitantes de todo o mundo. É um momento importante para o mercado, quando temos a oportunidade de apresentar as novidades e discutir o setor. Um dos nossos objetivos é manter a alta qualificação do público do evento, parte da nossa estratégia em 2014, ano em que recebemos uma quantidade elevada de profissionais derestaurantes e baresimportadoresdistribuidoresatacadistasvarejistas e, claro,especialistas”, resume Ana Ishidashow manager do evento.

Abrangendo cada vez mais a cadeia que integra o mercado, em 2015 o ExpoVinis Brasil apresenta novos eventos paralelos e também outras atividades de grande êxito em edições anteriores, caso do Top Ten, o aguardado concurso que elege os melhores vinhos do evento, e das Degustações Premium, que trazem provas temáticas conduzidas por grandes nomes do setor e em 2015 serão gratuitas (para convidados e profissionais do setor).

Em breve serão divulgadas as informações sobre as inscrições, degustações programadas e especialistas que conduzirão cada uma das provas, mas o ExpoVinis já adiantou uma novidade em sua grade oficial: de Londres vem o único Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Junior – MW (foto), que irá comandar a palestra ‘Ferramenta de vendas usadas em países europeus: como vender vinhos em um mercado competitivo’. Dirceu Vianna – MW é um dos poucos a ostentar o cobiçado título de ‘master of wine’, concedido pela tradicional escola britânica Wine & Spirit Education Trust. Desde a criação do curso, na década de 50, pouco mais de 300 pessoas conseguiram concluí-lo.

O ExpoVinis Brasil também volta a realizar um dos mais aguardados concursos de vinhos do Brasil e importante “guia” para quem visita a feira: o Top Ten. Anualmente a prova elege os melhores rótulos da feira em dez categorias: Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosado, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (que pela primeira vez foi dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.

O júri, formado por importantes nomes do mundo do vinho, é presidido pelos consultoresJorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin – eJosé Ivan Santos, autor de livros sobre o setor – como ‘Conheça Vinhos’, escrito em parceria com Dirceu Vianna Jr. O resultado será divulgado na manhã do dia 22 de abril, primeiro dia da feira.

Dr. Wine e Palestras Gratuitas

Entre as novas atividades paralelas estão os projetos Dr. Wine e as Palestras Gratuitas. Desenvolvido para atender profissionais iniciantes ou que não tenham consultoria de especialistas para montar uma carta de vinhos, o Dr. Wine possibilita ao visitante marcar dia e horário para apresentar sua carta de vinhos aosconsultores do evento, que darão dicas e sugestões para compor a carta de restaurantes, pizzarias e bares.

Já os consumidores e visitantes iniciantes no mundo do vinho são o público esperado nas Palestras Gratuitas, uma inovação em 2015: pela primeira vez serão realizadas apresentações com temas menos aprofundados. A programação está sendo desenvolvida em parceria com a Eno Cultura (Educação em Vinhos e Destilados).

Também com foco no consumidor e no profissional iniciante, acontecerá, diariamente, o 1º Glass Tasting Riedel. A marca de taças, mundialmente reconhecida, fará demonstrações de como uma taça pode influenciar na degustação de diferentes tipos de uvas e onde a forma (tamanho do bojo e diâmetro da borda) podealterar significativamente o vinho, interferindo na percepção de seus aromas.

Em breve serão divulgados os detalhes para agendamento das reuniões, horários das palestras e disponibilidade para inscrições por meio do site do evento:www.expovinis.com.br.

“Além de um mediador na concretização de negócios entre produtores e potenciais compradores, nosso objetivo também é fazer do ExpoVinis uma ferramenta para ademocratização do consumo e da venda de vinhos. Com a criação de projetos como o Dr. Wine e as Palestras Gratuitas preparamos cada vez mais as pessoas e contribuímos com o crescimento e a qualificação do setor”, conclui Ana.

Shuttle service

Em 2015 o evento volta a oferecer um serviço inaugurado no ano passado: o shuttle servicetraslado gratuito da estação de metrô Portuguesa-Tietê ao Expo Center Norte, e do local do evento até a estação. O transporte começa a operar às 12h30 saindo do metrô para o pavilhão, e o trajeto Center Norte-estação começa a operar às 14 horas. O último shuttle sai às 21h30 do centro de exposições.


Últimas áreas disponíveis para participação. As empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail comercial.expovinis@informa.com ou pelo telefone (11) 3598.7836. Mais informações sobre o evento em www.expovinis.com.br.


Comentários

Postagens mais visitadas