A belíssima abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos em Toronto no Canadá

A abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos foi neste dia 10 de julho (sexta-feira). O país sede é o Canadá. Não será, porém, a primeira vez que o Pan vai ao Canadá. Em 1967 e 1999, a cidade de Winnipeg foi a sede da competição.
 mascote do momento é o Pachi. O porco-espinho dos Jogos Pan-Americanos que tem 41 espinhos, para que cada um deles represente um pais participante dos jogos

As competições, que se iniciaram com o Polo Aquático, no dia 7 de julho, se estendem até o dia 26, quando ocorrerá a festa de encerramento dos Jogos no mesmo estádio da abertura.

A cerimônia de abertura teve início com referência aos povos indígenas. Com 21 grupos de dança distintos, o tema da apresentação era “Do sonho para a realidade”. Diferentemente de outras aberturas, os canadenses não deixaram a tocha para o fim da festa. Ela surgiu no começo e em grande estilo.
 Donovan Bailey e Carlton Chambers
Para que o objeto chegasse ao estádio, a organização promoveu uma reedição do revezamento 4 x 100 metros canadense, que foi campeão olímpico nos Jogos de Atenas, em 1996. Robert Esmie, Glenroy Gilbert, Bruny Surin, Donovan Bailey e Carlton Chambers foram os responsáveis por conduzir a tocha acesa para dentro do estádio.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando Bailey saltou da CN Tower, a terceira torre mais alta do mundo com a tocha nas mãos, antes de entrar no estádio.
Em seguida, o hino canadense foi tocado pela orquestra sinfônica antes do início do desfile das delegações. A Argentina foi a primeira a entrar. Uma música que representasse o ritmo de cada país foi tocada durante a entrada de cada um dos 41 países que participarão dos Jogos Pan-Americanos.

O Brasil entrou no estádio com o nadador Thiago Pereira como porta-bandeira, com os atletas muito animados e registrando todos os momentos com vídeos e fotos.

No palco, em formato de tartaruga, as delegações se posicionaram para fazer parte do espetáculo do Cirque Du Soleil. Pequenas placas de led foram colocadas nos agasalhos dos atletas para iluminar os arredores da apresentação do Cirque, que conta com 1.300 bailarinos de 50 países diferentes e com 80 brasileiros em sua equipe.
O belíssimo espetáculo dos artistas circenses foi baseado no tema da cerimônia: "Do sonho para a realidade". Assim, eles foram mostrando os esportes que foram aparecendo no decorrer do desenvolvimento da sociedade até representar algumas das modalidades presentes no Pan. Cada modalidade era representada por um guardião.
Simultaneamente, o Cirque Du Soleil representou os obstáculos enfrentados pelos atletas desde o seu nascimento, os seus sonhos na infância, a perda da inocência na passagem para a adolescência, a escolha das profissões, a despedida da família para treinar e competir longe de casa.

 Eles mostraram todo os sacrifícios e todas as lutas que apareceram no caminho para que as pessoas pudessem se tornar atletas.

Em seguida, a pira foi repassada para o jogador de basquete Andrew Wiggins, depois para o ex-jogador de basquete Steve Nash, que saiu do estádio e acendeu a pira pan-americana, decretando a abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. 
 Fotos: Roberto Castro / ME  e divulgação 

Comentários

Postagens mais visitadas