31ª Oktoberfest acontece de 7 a 18 de outubro, em Santa Cruz do Sul, com a expectativa de atrair cerca de 400 mil visitantes


Santa Cruz do Sul (RS) – Mais de 500 horas de música ao vivo, 74 bandas e shows contratados, 800 bailarinos de grupos locais e convidados. É com este arsenal de cultura, alegria e diversão que Santa Cruz do Sul, localizada no Vale do Rio Pardo, a 150 quilômetros de Porto Alegre, espera receber cerca de 400 mil visitantes, de 7 a 18 de outubro, na 31ª Oktoberfest.  A Festa da Alegria, como também se tornou conhecida, é uma homenagem aos colonizadores alemães que chegaram à região há mais de 160 anos, com destaque para a música, as danças e a gastronomia. “Por isso, o tema desta edição é Música, Dança e Integração, reverenciando a história e promovendo uma grande festa popular brasileira”, salienta o presidente da 31ª Oktoberfest, Léo Henrique Schwingel.
Considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul, a Oktoberfest Santa Cruz é organizada pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) em parceria com a Prefeitura. As principais divulgadoras do evento são as soberanas, eleitas num grande evento realizado no mês de junho. A Rainha Djúlia Simon e suas Princesas Jéssica Kessler e Fernanda Hagemann são as representantes da cultura, da beleza e da hospitalidade do povo santa-cruzense. “É um sonho realizado e uma grande honra poder representar esta festa que aprendemos a amar e admirar desde pequenas”, enfatiza a rainha.

Na programação da Festa da Alegria, as tradições herdadas dos colonizadores alemães, que chegaram à região em 1849, se destacam. Apresentações de danças típicas, jogos germânicos, Torneio de Eisstocksport e os desfiles temáticos são alguns dos atrativos dos 12 dias de festa. Além disso, a Oktoberfest de Santa Cruz ainda oferece aos visitantes, gratuitamente, aulas de língua alemã, ministradas pela Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch, bem como as oficinas da Escola de Gastronomia, uma parceria entre a festa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

GASTRONOMIA - A gastronomia alemã estará à disposição dos visitantes nos restaurantes típicos, nas Praças de Alimentação e no Café Colonial. O tradicional prato típico de cuca e linguiça, o chucrute, o pretzel, entre outros, podem ser degustados durante a festa, acompanhados da cerveja oficial do evento, o Chopp Brahma. Além disso, outros pratos podem ser encontrados no parque, em mais de 30 pontos de alimentação e bebidas.

MÚSICA - A música é uma representação artística muito forte dentro da cultura alemã. Nesta edição da Oktoberfest, mais de 70 bandas vão ser responsáveis em garantir a diversão dos visitantes. As apresentações e os bailes acontecem no Pavilhão Central, Lonão, Pórtico, Brahma Haus, Arena de Shows e de forma itinerante pelo Parque da Oktoberfest, o que representa mais de 500 horas de música.
           
Na parte musical também se enquadram os shows nacionais, que ocorrem na Arena de Shows, uma mega estrutura de 5,2 mil metros quadrados de área coberta dentro do parque. O primeiro show, na abertura, com a banda gaúcha Reação em Cadeia, tem entrada franca, às 22 horas. As demais atrações nacionais, sempre às 23 horas, são Biquini Cavadão, dia 8; Henrique & Juliano, dia 9; Leonardo e Eduardo Costa, com o Espetáculo Cabaré, dia 11; DJ´s Alok e Chapeleiro, dia 16; e Lulu Santos, dia 17 de outubro. Os ingressos a preços promocionais estão à venda nas Lojas Quero-Quero e na internet, no site eventicket.com.br .


DESFILES – Os desfiles temáticos da Festa da Alegria movimentam a cidade e atraem milhares de pessoas. Com muitas cores e adereços e mais de mil figurantes, os tradicionais desfiles acontecem nos dois domingos, dias 11 e 18 de outubro, e na quarta-feira à noite, 14.  Os carros alegóricos são sempre inspirados na temática e nesta edição serão assinados pelo produtor e cenógrafo Sérgio Ávila, que atua há 25 anos na área.

ESPECIAIS – Durante a Festa da Alegria acontecem dois dias especiais, um dedicado à terceira idade e outro às crianças. Nesta edição, o Dia das Crianças, comemorado na segunda-feira, 12 de outubro, terá uma intensa programação dedicada inteiramente aos pequenos, com brincadeiras, distribuição de brindes e apresentações teatrais. Já o Dia da Maturidade Ativa, tradicionalmente um dos mais animados da Oktoberfest – em 2014 foram mais de 20 mil idosos - acontece na terça-feira, 13, com um dia inteiro de atividades voltadas “à melhor idade”.

FEIRASUL – A Oktoberfest mantém em paralelo a Feirasul, uma exposição focada na indústria, comércio e serviços. O propósito da feira é impulsionar os negócios do município e região, além de destacar as potencialidades da economia. Mais de 200 espaços serão ocupados por expositores de vários municípios do Brasil, divididos em quatro pavilhões dentro do Parque da Oktoberfest, com mais de dois mil metros quadrados. Além disso, uma área externa vai abrigar a mostra de veículos, motos, caminhões, tratores e máquinas e implementos agrícolas novos.

SERVIÇO:  
31ª Oktoberfest e Feirasul
Realização: Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Município de Santa Cruz do Sul 

Comentários

Postagens mais visitadas