Festa da Purificação na terra dos VELLOSO

A bucólica Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, é uma cidade iluminada. Terra de artistas e poetas, tão bem cantada nos versos de seus mais ilustres filhos, Caetano Veloso e Maria Bhetânia .
Breve História da Cidade:
O primeiro núcleo de povoamento data de 1557 e a região foi importante produtora de cana-de-açúcar, fumo e mandioca, surgindo engenhos, casas de farinha e pequenos beneficiamentos de fumo. Em 1837 transforma-se em cidade, com o nome oficial de Leal Cidade de Santo Amaro, hoje Santo Amaro ou como muitos falam, Santo Amaro da Purificação. Santo Amaro tem belas atrações naturais como cachoeiras e grutas e praia fluvial, além de algumas construções históricas, principalmente igrejas, a principal delas a de Nossa Senhora da Purificação.
No mês de fevereiro, nesta igreja acontece a tradicional lavagem da escadaria, organizada por dona Canô (mãe de Caetano e Bethânia) com a participação de mais de 400 baianas.
É impossível ir à cidade e não dar uma passadinha ao menos na frente da casa, onde nasceram os irmãos mais famosos da Bahia. Na avenida Viana Bandeira, mais conhecida como a rua do Amparo está a casa de dona Canô, que vive na tranquilidade local
E assim Santo Amaro da Purificação, cidade marcada pelo verde dos canaviais, é terra rica em manifestações da cultura popular de herança africana.Berço da capoeira baiana, foi também o palco de surgimento do Maculelê e o Samba de Roda da Bahia,, que foi reconhecido pela Unesco, em 2005, como Patrimônio da Humanidade. Foi também o primeiro entre as matrizes do samba a ser registrado pelo Iphan como Patrimônio Imaterial do Brasil, em 2004.
A Festa de 2009:
Começou dia 23 de janeiro e vai até 1 de Fevereiro, mais uma Festa da Purificação, este ano contando com a participação dos seus ilustres filhos, Caetano Veloso , Maria Bethânia e Jota Velloso. A comemoração religiosa em homenagem a Nossa Senhora começou na sexta-feira (23), com uma novena às 19h30. Também nesta sexta à noite, Caetano fez o show para seus conterrâneos.
Dona Canô chamou e estavam todos lá.
Cerca de 25 mil pessoas entre moradores, visitantes e turistas. Sempre acompanhada de perto pelos filhos, Fé e muita animação marcaram no domingo a tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro , no Recôncavo Baiano. Como acontece todos os anos, Dona Canô, 101 anos, comandou o cortejo na lavagem e monopolizou as atenções. Antes do cortejo sair, às 11h, baianas pediram a bênção à matriarca da família Velloso, que percorreu de carrinho, chamado pelos foliões de “Canô móvel”, os dois quilômetros da sua casa até a Igreja do Bonfim. A lavagem do adro da igreja contou com a participação de baianas, de maneira similar ao que acontece na festa do Bonfim, e homenagem se encerrará com uma procissão no dia 2 de fevereiro, dia em que Maria Bethânia se apresenta.
Antes, porém, na Igreja Matriz de Santo Amaro, dona Canô recebeu o estandarte símbolo da Festa da Purificação das mãos do prefeito da cidade, Ricardo Machado (PSDB), e em seguida transmitiu a uma baiana, abrindo oficialmente a festa. O cantor Jota Velloso e Os Cavaleiros de Jorge se apresentam dia 01/02 (domingo) e não esconde a expectativa: 'Vou participar do bloco Maniçoba Hype, com o Roberto Chaves. Ele transferiu essa idéia da lavagem para Paris e, agora esta aí de volta', diz Jota, que adianta que irá tocar com Preta Gil, Jauperi e Guiguiu, do Ilê Aiyê. "Fico muito feliz de tocar com ele, é meu cantor preferido da Bahia, o que eu mais gosto".
Este é o segundo ano de Jota na Festa da Purificação e ele garante: "O povo de Santo Amaro fica mais feliz neste período" conclui Jota.
Confira toda a programação da Festa da Purificação:
28 - Quarta-Feira
19:30 - Novena;
22:30 - Accend;
00:30 - Tri-Bahia;
02:30 - Na Pegada ;
29/01 - Quinta-Feira
19:30 - Novena;
22:30 - Um Jeito Novo;
00:30 - Harmonia do Samba;
02:30 – Rapazolla.
30/01 - Sexta-Feira
19:30 - Novena;
22:30 - Timbalada;
00:30 - Pagodart;
02:30 - Odoiá.
31/01 - Sábado
16:00 - Evento para as crianças dos Projetos Sociais (palco mirim, com banda infantil, teatrinho e animadores);
19:30 - Novena;
22:30 - Guiga Reis;
00:30 - Eternamente;
02:30 - Black Style.
01/02 - Domingo
16:00 - Evento para as crianças dos Projetos Sociais (palco mirim, com banda infantil, teatrinho e animadores);
19:30 - Novena;
22:30 - J. Velloso;
00:30 - Paqueraê;
02:30 - Beatles in Sena.
02/02 - Segunda-Feira
17:00 - Procissão;
21:30 - Balena;
23:00 - Coral Infantil;
23:50 - Maria Bethânia;
00:00 - Show Pirotécnico;
00:30 - Lordão;
02:30 - Camila.
Créditos das fotos : Vera Tabach, Diego Mascarenhas, Marcelo Mendonça, Luzia Moraes

Comentários

Postagens mais visitadas