Binha um exemplo de mulher que há 23 anos descobre talentos no futebol social

Joselice Nogueira Tonhá, mais conhecida como Binha, uma mulher,lutadora, forte, obstinada, mas sempre com muita alegria e simpatia, ao lados das crianças e jovens , trabalhando voluntariamente há 23 anos e transformando atletas em cidadãos respeitáveis e com futuro garantido . Binha nasceu no estado da Bahia, na cidade de Feira de Santana, mas escolheu desde muito jovem a cidade Poá, na grande São Paulo, para ser a sua nova terra.
Em 1985 percebendo um grande número de meninos nas ruas iniciou o futebol social, no bairro da Vila Varela, na cidade de Poá e nesta luta de 23 anos, já atendeu muitas crianças , que viviam em situação de risco social e neste período descobriu e encaminhou muitos talentos, no futebol.
Binha vai atrás de jogos , onde possa mostrar o potencial de seus garotos.
Em dezembro, ela enviou um pedido para o Flamengo, do Rio de Janeiro, solicitando, que sua escola de futebol, da Associação Atlética Vila Varela tivesse um jogo amistoso entre o seu time de juniores, contra o time C do Flamengo.
O desafio foi aceito.Depois de uma grande luta para conseguir camisas, chuteiras, enfim uniformes para o jogo e fazer uma coleta entre os próprios meninos e alguns amigos ,para alugar um ônibus, que os levaria ao Rio de Janeiro.
Logo que chegaram ao estádio do Flamengo tiveram uma grande surpreza ; eles não jogariam com o time C mas sim, com a melhor equipe de Juniores , de todos os tempos do Flamengo, que é bicampeã carioca. Binha afirmou que levaram um grande susto, porque os seus garotos, trabalham ,e estudam , treinam nos finais de semana e em algumas horas, que conseguem conciliar, estudo e trabalho. Aceitaram o desafio e o resultado do placar foi de 4 a 1 para o time carioca..
O jogo contra a equipe do Flamengo foi muito disputado e, durante os primeiros 15 minutos, o goleiro Herbert fez grandes defesas. Aos 18 minutos da primeira etapa, Robson Vinicius abriu o placar e fez 1 a 0 para a equipe poaense. A pressão foi grande e o preparo técnico e físico dos atletas do Flamengo falou mais alto fazendo o time carioca virar o marcador, vencendo a partida por 4 a 1.
O grande destaque da partida foi o goleiro do time da Vila Varela, Herbert Henrique, que foi convidado pelo técnico do Vasco da Gama, Luiz Matos, para atuar na equipe do Vasco . Luiz Matos já revelou muitos jogadores, entre eles, Ronaldo Fenômeno. Além da partida, os alunos de Poá foram recebidos, também por Luiz Matos, do Time do Vasco da Gama, em um almoço no restaurante de São Januário. Na seqüência, o treinador vascaíno levou os atletas para conhecer o Estádio do Maracanã, praia de Copacabana e vários pontos turísticos do Rio de Janeiro.A equipe de Binha que viajou ao Rio de Janeiro foi : 1-Hebert Henrique de Souza, 2-Michael Marcondes Soares,3-Jeferson Miranda, 4- Everton Rodrigues do Santos,5- Diego Antonio Duarte da Silva, 6- Tiago Alves da Silva, 7-Rodrigo Grion Robadel, 8-Luiz Gustavo Gonçalves Araujo, 9-Robson Vinicius Magalhães de Oliveira, 10-Felipe Carlos Xavier da Silva, 11-Roberto Pio Gonçalves Dias, 12-Tiago Marques Gonçalves, 13-Amaro Ferreira Santos Neto, 14- Donizete Marques Grion, 15- Regis Gomes Habe, 16-Lucas Dias de Carvalho.
O assistente técnico foi, Roni Ricardo Veronezi Barboza, o preparador fisico foi Niltom Santos e a supervisão geral e direção é sempre de Joselice Nogueira Tonhá, a batalhadora Binha.
Em entrevista para a nossa coluna a grande Binha declarou: "O nosso goleiro Hebert Henrique de Souza esta de malas prontas para o rio...e provalvelmente o Robson Vinicius irá em seguida....Eu nunca deixo de sonhar amiga, eu sonho alto, para os meninos, porque eu já tenho o meu emprego . Realizo este trabalho social voluntário e com muito amor, porque acredito no potencial destas crianças. O que quero mesmo é que, algum dia alguém com recurso me ajude a ter melhores condições de trabalho, aí sim você verá a revolução que eu consigo.....
O governo gasta mais de R$ 1.800,00 com um menor infrator, na Febem . Se governo enviasse R$ 500,00, por menino infrator de Poá, para eu trabalhar, eu lhe garanto que conseguiria transformar,mais jovens em cidadãos respeitáveis com o trabalho que já realizo..." Concluiu Binha , em um desabafo emocionada
Binha é uma lutadora incansável. Preocupada com a vida de muitas dificuldades, das inúmeras famílias de sua região , criou o Projeto Futebol cujo lema é: "Formando Cidadãos através do Esporte" .
Durante estes 23 anos , participando dos inúmeros problemas de seus atletas percebeu , que era preciso mais do que formar crianças em atletas e criou então mais dois importantes projetos: Projeto Moradia e Projeto Social.
Binha é uma mulher simples, que luta como uma guerreira , para defender aos menos favorecidos. Ela não faz parte de nunhum partido político, portanto seu trabalho, não visa ser eleita a nunhum cargo público, mas não suporta ver de perto pessoas de sua comunidade vivendo, abaixo do nível de pobreza...
Joalice sofre quando ve , as crinças de seu bairro, sem alimento, sem roupa, sem casa e correndo o perigo de serem atraídos para o mundo do crime.
Então, ela arregassa as mangas, coloca todas estas crianças no Projeto Futebol e luta para que eles tenham casa , escola e alimentos, através de seus outros dois projetos: Social e Moradia.
Binha, não tem tempo de pensar nela mesma, pois sua dedicação de muito amor e de total entrega acontece todos os dias .
Esta é uma Mulher de Fibra e que merece o nosso aplauso e apoio.

Comentários

Welber Skaull disse…
realmente acompanho este trabalho bem de perto e fico cada dia mais orgulhoso de ser um de seus filhos biológicos (tenho q mencionar pois tenho centenas de irmãos de consideração que a chamam de mãe)e muitas vezes foi dificil ver ela batalhando e tirando da propria casa e dispensa pra ajudar os meninos de seus projetos, mas, sei que essa minha mãe é uma das pocucas pessoa que se preocupam em ajudar o próximo sem pedir nada em troca..... parabéns pela matéria

Postagens mais visitadas