O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a exposição "Recentes na Coleção"

O Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a exposição "Recentes na Coleção", mostra que reúne 46 obras, entre pinturas, desenhos,objetos, fotografias e instalação de 24 artistas representantes do modernismo, do abstracionismo e das artes contemporâneas brasileiras, como Adriana Rocha, Alice Brill, Anatol Wladyslaw, Anita Malfatti, Cleber Machado, Colette Pujol, Corneille, Ernesto De Fiori, Geórgia Kyriakakis, Gilberto Vançan, Hansen Bahia, Jum Nakao, Laurita Salles, Lázaro Moura, Maria Tereza Louro, Mario Zanini, Nicolas Vlavianos, Patricia Furlong, Paulo Lima Buenoz, Regina Graz, Sergio Niculitcheff, Teresa Nazar, Thomaz Ianelli e Tuneu., doadas e/ou adquiridas pela instituição nos últimos 4 anos.
Desde 1961, ano de sua inauguração, o Museu de Arte Brasileira deu início a um programa de aquisições que se mantém atualizado até nossos dias com a finalidade de enriquecer seu acervo e poder oferecer a seus visitantes um patrimônio artístico de altíssima qualidade. A instituição apresenta nesta exposição um conjunto de obras adquiridas durante os últimos quatro anos que confirmam mais seu perfil como instituição voltada às artes visuais brasileiras representativas, fundamentalmente, das artes do século XX e contemporânea.
( Na foto:Obra de Anita Mafalti-1889/1964,SP -Um Professor,1912/1913)
No acervo do Museu de Arte Brasileira destacam-se os núcleos pintura, desenho, gravura e escultura. Entre as seções, a mais expressiva é o modernismo, com obras dos mais representativos artistas desse movimento: Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Ismael Nery, Alfredo Volpi, entre outros. Ainda em destaque temos a seção primitivos, com quase 100 realizações de artistas populares de todo o Brasil, e a seção faapianos, com obras de artistas vinculados à FAAP como professores e/ou ex-alunos. Das coleções, merece especial atenção a Flávio de Carvalho, composta por pinturas, desenhos, fotografias, plantas arquitetônicas e reproduções de trajes criados e usados pelo artista. Também se destacam as coleções Heinz Khün - a maior de nosso acervo -, Arcângelo Ianelli, Clóvis Graciano e Aldir Mendes de Sousa, entre outras.
Das quatro funções básicas de um museu: colecionar, conservar, exibir e pesquisar, a primeira delas é a que regula e estrutura o ato de aquisição.
"Toda nova aquisição decorre de um rigoroso processo de seleção levado a cabo pela equipe de profissionais do museu, que sustenta o rigor da pesquisa e complexidade da análise dos seguintes campos: função e uso da obra elegida dentro do acervo; seu potencial de comunicação segundo seus conteúdos formais e conceituais; sua capacidade de associação, analogia e contraste com as obras que integram as coleções; e seu estado de conservação e futura preservação.", explica José Luis Hernández Alfonso, curador da exposição. "Derivações e resultados afirmativos destes assuntos analisados em função da homogeneidade, diversidade e qualidade do acervo determinarão o ingresso ou não de uma nova obra nas coleções do mesmo.", finaliza Alfonso.
SERVIÇO:
Exposição: "RECENTES NA COLEÇÃO"
ABERTURA: 4 DE FEVEREIRO DE 2009
PERÍODO: DE 5 DE FEVEREIRO A 22 DE ABRIL DE 2009
José Luis Hernández Alfonso
Curador
Museu de Arte Brasileira da FAAP - Sala MAB
Rua Alagoas, 903 Prédio I - Higienópolis
01242-902 São Paulo SP
Tel: 55 11 xx 3662-7198 - Site: www.faap.br/museu
E-mail: museu.secretaria@faap.br
Horários: de 3ª a 6ª das 10h às 20h.
Sábados/Domingos/Feriados das 13h às 17h.
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas