Pesquisa Clínica: a serviço do paciente com câncer avançado

Tratamentos Inovadores e amplamente monitorados... Saiba como a pesquisa clínica pode ajudar o paciente oncológico.
“Uma forma de ajudar a medicina e aqueles que estão passando pelo mesmo problema que o meu”. Foi assim que o ex-maratonista de 68 anos, Aparecido Soares de Souza, vítima de um câncer avançado na bexiga, encarou a oportunidade de participar de um protocolo de pesquisa clínica.
Pesquisa clínica, protocolo de pesquisa, estudo clínico, protocolo clínico... Todas essas expressões significam uma única idéia, isto é, um estudo científico realizado para verificar como uma nova medicação ou um novo procedimento (ou ainda medicamentos) funcionam em seres humanos.
O principal objetivo da pesquisa é avaliar a segurança e a eficácia das novas medicações que estão sendo estudadas, ou seja, encontrar a melhor forma de tratar o câncer e, consequentemente, ajudar pacientes que lutam contra uma doença mais avançada.
“Foram 3 protocolos quimioterápicos diferentes e nenhum obteve o resultado esperado. A partir disso o meu médico oncologista conversou comigo e explicou sobre um novo medicamento que estava sendo testado em humanos. Ele me convidou para participar do protocolo de pesquisa e eu aceitei” afirma Aparecido.
Para que o paciente possa se beneficiar da pesquisa clínica é preciso passar por rígidos critérios de inclusão e exclusão. Após esta etapa dos critérios, o paciente recebe o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para leitura e esclarecimento de dúvidas. Com mais esta etapa vencida, o paciente assina o TCLE e iniciam-se os procedimentos da pesquisa, como exames laboratoriais, de imagem e, posteriormente, o tratamento proposto.

De acordo com o médico oncologista, responsável pelo setor de Pesquisa Clínica do Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina ABC – CEPHO-FMABC, Dr. Hélio Pinczowski ainda hoje, a desinformação sobre o assunto é o principal motivo para o preconceito e uso pejorativo da palavra cobaia.
“Infelizmente, o conceito "cobaia" ainda é muito presente. É fundamental ressaltarmos que, os tratamentos quimioterápicos disponíveis hoje, são resultado de pesquisas que ocorreram anos atrás. Nestes estudos, para que os resultados fossem obtidos, muitos pacientes participaram contribuindo assim com a evolução da medicina e seus tratamentos“ explica Dr. Hélio.

Oncoguia
O Oncoguia é um portal informativo e interativo voltado para a qualidade de vida do paciente com câncer e seus familiares Por meio de inúmeras ações, o Oncoguia oferece instrumentos (dicas e orientações) que auxiliam o paciente no seu dia-a-dia, propiciando desta forma, um aumento na qualidade da vida durante o tratamento. De leitura e navegação simples - todas as informações são facilmente encontradas, com linguagem clara e objetiva que facilita a compreensão da informação.

Para mais informações acesse: http://www.oncoguia.com.br/




Comentários

Postagens mais visitadas