Silvia Buarque nas filmagens do longa "Em Teu Nome"

Silvia interpreta Lenora, uma mulher torturada na ditadura que se suicidou na Alemanha. O personagem é muito próximo de sua realidade, já que a atriz nasceu no exílio e, no retorno da família ao Brasil, seus pais (Chico Buarque e Marieta Severo) foram várias vezes ameaçados.
Em Teu Nome, novo longa do diretor gaúcho Paulo Nascimento, começa a ser rodado
Filmagem passa por França, Marrocos, Chile e Brasil. Longa baseado em fatos reais aborda a transformação pessoal de um exilado político
Em Teu Nome é o quarto longa-metragem do diretor gaúcho Paulo Nascimento, baseado na história real do estudante brasileiro João Carlos Bona Garcia, exilado político da década de 70.
As filmagens já passaram por Paris e Marrocos, com os atores Leonardo Machado (no papel principal), Fernanda Moro (companheira do protagonista) e Nelson Diniz (professor, companheiro de prisão e exílio).
os trabalhos de filmagem vão até 12 de fevereiro no Brasil (Porto Alegre) e 20 de fevereiro no Chile, com a participação de nomes de peso como César Troncoso
(O Banheiro do Papa), Silvia Buarque e participação especial de Marcos Paulo. Pela característica da história, o filme propõe uma fotografia contrastada, com cenas de câmera na mão, em tom documental.
O enredo
História de um jovem estudante de engenharia que se vê envolvido na luta armada do início dos anos 70. Preso e exilado, percebe que é preciso fazer uma autocrítica sobre a sua vida. O que mudou na sua visão do mundo? Que aprendizado esse tempo trouxe? Em teu Nome fala sobre esta transformação, abordando a década de 70 sob uma ótica humanista e poética, sem a pretensão de fazer um julgamento dos fatos. Um filme sobre coragem, determinação e descobertas.
Biografia - João Carlos Bona Garcia

Nascido em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 1946, ingressou no movimento estudantil aos 17 anos, influenciado pelos ideais comunistas de Fidel Castro e Che Guevara.
Após o golpe militar de 64 no Brasil, passou a militar no Partido Comunista e foi guerrilheiro da VPR - Vanguarda Popular Revolucionária.

Para financiar a revolução, Bona participa de um assalto e é preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em plena Era Médici. Vítima de tortura e agressão, foi exilado para o Chile em 1971 com 70 presos políticos trocados pelo embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher. O seqüestro foi realizado pelo capitão do exército Carlos Lamarca e por militantes da VPR em 1970, sendo a última operação do tipo realizada pela esquerda durante o regime militar (antes dele foram sequestrados um embaixador norteamericano, um cônsul japonês e um embaixador alemão).
Bona morou ainda na Argentina, Argélia e França. Neste último, militou no Partido Comunista da França, onde ajudou a formar o comitê pela anistia que possibilitou seu retorno ao Brasil em 1979.
Atualmente é juiz da Justiça Militar do Rio Grande do Sul, órgão que julga os integrantes da Brigada Militar, a PM do Estado. É autor do livro Verás que um filho teu não foge à luta.
Elenco

Leonardo Machado, Fernanda Moro, Nelson Diniz, Cesar Troncoso, Silvia Buarque, Julia Feldens, Sirmar Antunes, Marcos Verza, Gilberto Perin e Jeffersonn Silveira. Participação especial: Marcos Paulo.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Paulo Nascimento
Direção de Arte: Voltaire Danckwardt
Direção de Fotografia: Roberto Laguna
Produção Executiva: Marilaine Castro da Costa
Co-Produção: Homero Chemale, Cláudio Petráglia
Produtor Associado: Beto Rodrigues
Som: André Sittoni
Música: André Trento
Montagem: Marcio Papel
O diretor
À frente da Accorde Filmes, Paulo Nascimento dirigiu os longas-metragens Diário de um Novo Mundo (vencedor dos kikitos de melhor roteiro e filme do júri popular, em 2005), Valsa para Bruno Stein (kikito de melhor atriz para Ingra Liberato, em 2007) e o longa infantil A Casa Verde, com lançamento previsto para julho deste ano.

Nascimento também dirigiu os curtas-metragens Dedos de Pianista e O chapéu, além das minisséries A Hora do Louva-a-Deus e Segredo (veiculada pela RTP, de Portugal). Realizou mais de 100 filmes publicitários, vídeoclipes e dvds (incluindo Ney Matogrosso Interpreta Cartola e Chitãozinho e Xororó em Garibaldi).
Fotos da atriz Silvia Buarque nas filmagens do longa-metragem Em Teu Nome, do diretor gaúcho Paulo Nascimento. Os créditos são de Roberto Laguna.

Comentários

Postagens mais visitadas