Adeus a Clodovil Hernandes !






Clodovil Hernandes:

















Nasceu em 17 de junho de 1937 no interior de São Paulo , e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis , Domingo Hernándes e Isabel Sánchez, nunca tendo conhecido seus verdadeiros pais. Foi educado em colégio interno por padres católicos; mudou-se para São Paulo para estudar Filosofia, mas o talento falou mais alto. Falava francês e castelhano, além do português.Início da carreira artísticaComeçou a carreira de estilista ainda jovem, aos 16 anos, quando um colega de classe sugeriu, que ele desenhasse uns vestidos em uma página de caderno. Ele desenhou 11 modelos e levou a uma loja no centro de São Paulo, a gerente da loja adorou os desenhos e comprou seis modelos.
A partir deste trabalho seu talento foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas, como Elis Regina e Cacilda Becker, a empresárias, como Hebe Alves ,antiga proprietária das lojas Mappin, às famílias Diniz e Matarazzo, para as quais a linha prêt-à-porter era muito apreciada.
Em 1960 ganhou o primeiro Agulha de Ouro e fez escola tornando-se uma referência em bom gosto, criatividade e elegância . Pioneiro, por anos seria um dos pilares da alta-costura, numa sociedade que importava modelos europeus.
Clodovil acabava de inaugurar uma moda made in brazil . Em um tempo, em que o termo “fashion week” ainda não popular no Brasil, mas em pouco tempo a grife Clodovil Hernandes passou a ser uma paixão de um seleto grupo de mulheres abastadas.
Ao lado do colega Dener Pamplona de Abreu, o estilista formou nos anos 60 e 70 a dupla de luxo da 'alta-costura nacional'
Segundo Constanza Pascolato, “Esse termo [alta-costura] cabe especificamente às coleções de Paris.
Podemos dizer que o Clô fez uma ‘moda de ateliê’ muito requintada e luxuosa, destinada a ocasiões específicas, como casamentos e coquetéis”, afirmou.

A designer de jóias Christine Youfon foi uma das poucas pessoas a conhecer a "personalidade doce" de Clodovil, de quem era amiga. "Ele sempre me tratou com muito carinho e respeito. Em várias ocasiões ele me entrevistou em seu programa e foi doce e delicado".

"Clodovil ajudou a elevar a moda brasileira para o alto nível", opina Youfon.
Trajetória de Sucesso
Clodovil com modelos que desfilaram sua coleção em 1968 -foto abaixo-


Formação
Clodovil formou-se professor, mas ainda jovem se tornou um estilista conhecido no país ajudando a elevar a moda no pais e logo passou a trabalhar também na televisão, na qual acumulou mais de 45 anos de carreira em quase todas as emissoras de TV do país.

Foram também seu carisma e inteligência que o tornaram popular, pois quando participou do programa de perguntas "8 ou 800", da Globo,em 1976 respondendo sobre Dona Beija, personagem polêmica, que inspirou novela de mesmo nome na extinta TV Manchete, ficou famoso por ganhar o prêmio máximo do programa, que era apresentado por Paulo Gracindo

Sua empatia com o público e sua facilidade no desenho ainda o levaram ao ar no "TV Mulher", em 1980. Era considerado revolucionário na época, ao lado da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, que nesta época era apenas sexóloga.

Durante o programa em que desenhava modelos exclusivos para cada telespectadora, solucionando pequenos dilemas pessoais de inúmeras brasileiras em apuros fashion. Clodovil tinha orgulho de poder compartilhar sua "finesse" com o povão, como ele mesmo gostava de deixar claro. Desta maneira, foi ganhando a confiança de milhares de fãs, que o viam compartilhar o cenário com um "requintado" arranjo de flores.

Em 1992, apresentou o programa Clodovil Abre o Jogo, da extinta Rede Manchete.

Foi também premiado, como figurinista de teatro , trabalhou como ator, além de ter registro como cantor.

Em maio de 2001, Clodovil estreou no comando do programa Mulheres (TV Gazeta), ao lado de Christina Rocha. Polêmico como sempre, Clodovil fazia críticas à colega, ao vivo. Após alguns meses, a parceria foi desfeita, e Clodovil passou a comandar um talk-show nas noites da TV Gazeta, durante as quais preparava receitas para receber seus convidados.


Carreira política

Em 2006 entrou para a política após candidatar-se e eleger-se deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), foi eleito com 493.951 votos. Foi o terceiro maior número de votos em São Paulo, estado por onde se candidatou.

Usou bastante ironia em sua campanha, como a frase: "Vocês acham que eu sou passivo? Pisa no meu calo para você ver..." Tornou-se então o primeiro homossexual assumido a ser eleito deputado federal.

Apesar disso, declara-se contra a Parada do Orgulho GLBT, o casamento gay e o movimento homossexual brasileiro.Em setembro de 2007 o deputado decidiu trocar de partido e filiou-se ao Partido da República (PR), correndo desde então o risco de perder o mandato por infidelidade partidária, pois o TSE decidiu no dia 27 de março de 2007, que o mandato pertence ao partido e não ao eleito.

No entanto, em 12 de março de 2009, foi absolvido por unamidade dos votos. Clodovil deixou o partido alegando ter sido abandonado pela legenda desde a eleição, quando não recebeu material de campanha, e posteriormente, quando não recebeu assessoria jurídica do partido. Devido a isso, os ministros do TSE concordaram, que houve perseguição interna, uma das condições que permitiram que o parlamentar trocasse de legenda.

Morte
Em 16 de Março de 2009, Clodovil foi encontrado desmaiado ao lado de sua cama por um de seus assessores. Foi levado ao hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde foi diagnosticado que o parlamentar sofrera um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, entrando em coma. Suas chances de sobrevivência eram mínimas segundo médicos. No dia seguinte, 17 de Março, foi constatada sua morte cerebral, sofrendo uma parada cardíaca em seguida. O velório de Clodovil ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo, para depois ser sepultado no cemitério do Morumbi, ao lado de sua Mãe como sempre desejou .

Última Entrevista

Clodovil logo após saber que foi absolvido por sete votos a zero pela acusação de infidelidade após trocar o PTC, partido pelo qual foi eleito, pelo PR, em setembro de 2007 deu entrevistas , onde alegou que trocou de partido por ter sido perseguido e também porque houve total abandono e “conduta antiética” da legenda pela qual foi eleito, além de mudanças nos ideais do PTC. “Tenho certeza que 500 mil votos não podem pertencer ao partido, e sim à pessoa”, destacou o deputado durante entrevista.

Nesta última entrevista, ele afirmou também ser :Estilista, Professor, Ator, Comunicador de TV, Paisagista, Jardineiro, Cozinheiro, Apresentador, Modista, Comunicólogo em Televisão, Comunicador de Rádio e Cantor, pois tudo o que fazia era sempre feito com muito amor e sempre buscando a perfeição.

Sempre admirei e respeitei Clodovil. E se eu pudesse definí-lo diria que: Clodovill tinha uma inteligência rara, personalidade marcante, além de ser muito carismático e de raciocínio rápido, era muito polêmico, lingua afiadíssima sempre com opiníões fortes , mas poucas pessoas sabiam viver com tanto requinte, bom gosto e sem medo ser Feliz como ele ...

Comentários

Postagens mais visitadas