Educar: um olhar além do intelecto



Educar: um olhar além do intelecto


Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico são temáticas do 7º Congresso Internacional de Educação da LBV
São Paulo/SP — Sob o tema central “Educar: um olhar além do intelecto”, a Legião da Boa Vontade (São Paulo/SP, nos dias 29 de junho, das 19 às 22 horas, e 30 de junho e 1º de julho, das 9 horas às 18h30, seu 7º Congresso Internacional de Educação.

Para fazer a inscrição, clique aqui.

O evento, que ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro), tem o objetivo de propiciar a profissionais da área educacional o debate de temáticas que evidenciem a importância de agregar aos conceitos pedagógicos valores éticos, morais e espirituais, de modo que à excelência intelectual — cada vez mais necessária ao bom preparo dos alunos, mormente nestes tempos de globalização, quando um dos maiores desafios dos educadores é conciliar informação com formação — se some o aspecto da Espiritualidade Ecumênica, a fim de que se preparem indivíduos não apenas conscientes de seus deveres e direitos, mas, acima de tudo, que contribuam, por meio do exercício pleno e responsável da cidadania, para o progresso da sociedade em que vivem e a construção de um mundo mais humano e com oportunidades iguais para todos.

Estarão presentes ao encontro os seguintes conferencistas: o professor José Pacheco, da Escola da Ponte, de Portugal, que falará acerca de “Educação na Diversidade”; a professora Maria Auxiliadora Seabra Rezende, secretária da Educação e Cultura do Estado do Tocantins e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a qual abordará o tema “Projeto de Humanização das Escolas do Tocantins”; Katia Gonçalves Mori, coordenadora da equipe técnica do Instituto Faça Parte, que versará a respeito de “Educação Solidária — Voluntariado Educativo”; Anna Christina Nascimento, oficial de Projetos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em São Paulo, cujo enfoque será “Parcerias globais — Suporte ao educador”; o professor Celso Antunes, mestre em Ciências Humanas, que tratará de “Inteligências múltiplas”; Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção e Atendimento da SaferNet Brasil, com a palestra “Estudar, brincar e... navegar: Educação para o uso ético da internet”; e Neide de Aquino Noffs, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que discorrerá sobre “As diferentes inteligências e o processo educacional: Subsídios à ação docente”. Também discursarão na ocasião Suelí Periotto, pedagoga da Legião da Boa Vontade, acerca da temática “Educação com Espiritualidade Ecumênica: Conceitos e prática da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico”; Danilo Parmegiani, representante da LBV nas Nações Unidas, sobre “Educação e Comitê de Espiritualidade da ONU”; e Paula Suelí Periotto Schnor, ex-aluna do Instituto de Educação José de Paiva Netto, que enfocará “Conhecimento solidário — O papel dos jovens”.

A programação do congresso abrange, além das palestras, mesa-redonda e oficinas pedagógicas com abordagens atuais da vivência em sala de aula, considerando a formação integral dos educandos. Promoverão as oficinas o Instituto Alana; o Instituto WCF-Brasil (associado à World Childhood Foundation); a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB); o Universitário Sistema Educacional; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a arte-educadora e arteterapeuta norte-americana Susan Bello, PhD em Psicologia da Arte e Terapia Expressiva; e docentes do Instituto de Educação da LBV.

Proposta diferenciada
A proposta pedagógica da Legião da Boa Vontade, criada por seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, possui metodologia própria: o Método da Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), que possibilita aos alunos, além de se desenvolverem intelectualmente, ter maior vivência dos valores e da Espiritualidade Ecumênica na comunidade em que residem e, assim, colaborar para a conquista da Cultura de Paz, tão almejada por todos.

Ressalte-se que a experiência da LBV em unir conteúdos pedagógicos a valores nascidos do Amor Universal tem gerado excelentes frutos em suas unidades socioeducacionais, a exemplo do índice de evasão zero e de ambientes sem violência em sua rede de ensino. Ademais, educadores realizam um trabalho diferenciado com bebês, crianças e adolescentes, aplicando a Pedagogia do Afeto nas ações com as crianças de até 10 anos de idade e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico nas iniciativas direcionadas à faixa etária a partir dos 11 anos.

A razão de embasar o processo ensino–aprendizagem em valores éticos e espirituais consiste no princípio que essa proposta educacional tem de valorizar a formação integral do Ser Humano, a qual compreende tanto sua capacidade intelectual quanto seu potencial interior, que vem de seu Espírito eterno. Na LBV, o aluno é visto como ser espírito-biopsicossocial, que traz consigo o registro de experiências as quais contribuirão nesse processo. Informações: (11) 3225-4500 .




Fonte: texto Marta Trigueiro - LBV http://www.boavontade.com/

Comentários

Postagens mais visitadas