Musicas com tração nas quatro rodas!!!


Ola amigos leitores, como combinado na publicação de apresentação, estarei falando um pouco mais para vocês sobre musica.

Naquela oportunidade mencionei que eu, Leandro, era viciado em qualquer tipo de musica 4x4. Mas o que vem a ser isso? Seriam musicas com tração nas quatro rodas? Não meus amigos, muita calma nessa hora que explicarei tudo calmamente.

Antes vamos tentar entender o que realmente é uma musica. Muitos de vocês com certeza já escutaram a expressão em inglês “sound track”, pois bem, a tradução literal para isso seria “trilha sonora”, o que para nos brasileiros remete ao conjunto de musicas que compõe uma obra cinematográfica correto? Correto! Mas vamos tentar analisar o sentido literal de “trilha sonora”. Bom, “sonora” é fácil, seria algo que emite som ou um som em si, mas e “trilha”? Pense em “caminho”, “trilho de trem”, “rodovias”, enfim, qualquer coisa que lembre algo definido, limitado e que parta de algum lugar e vá para outro. Resumindo, seria um “caminho de sons”.

Logicamente, você que teve paciência de ler até aqui, já deve estar pensando em abandonar o barco e ir fazer algo mais útil para sua vida, mas fique comigo que apesar de confuso, este conceito se tornará mais claro que Bariloche (Argentina) no inverno.

Voltando, “Caminho de sons”, então quer dizer que existe um trilho como os de trem, que serve como base limitada para amparar a estrutura dos sons que compõem uma musica? EXATO! Estou muito orgulhoso de você amigo leitor, estamos nos entendendo muito bem até aqui. Seguindo este raciocínio, a percussão da musica, ou a bateria, seriam justamente os limitadores deste trilho, criando espaços absolutamente precisos e iguais entre uma batida e outra, possibilitando assim a entrada harmônica de outros integrantes da musica, como vocais, guitarras, violões, harpas, banjos, barulhos estranhos feitos com a mão debaixo da axila e o que a imaginação do produtor permitir.

Outra forma de se enxergar isso seria imaginar a percussão como um imenso cabide onde os produtores colocam os “enfeites” para ficar mais “bonitinho”.

Agora que já temos o mesmo nível de conhecimento de musica, já posso explicar finalmente o que é 4x4. Em uma musica deste tipo, um conjunto de quatro batidas formará uma barra e a cada quatro barras (16 batidas), alguma coisa na musica muda, como por exemplo, a entrada do vocal ou de algum instrumento, a saída de um desses, a entrada pro refrão e etc., ou seja, “quatro batidas por quatro barras”. Você leitor apressadinho, da deve estar tentando imaginar que tipo de musica é essa acertei? Tudo bem acabarei com este mistério, musicas 4x4 são basicamente TODAS as musicas que você já ouviu na vida. PARA TUDO! Quer dizer que a estrutura do pagode do boteco da esquina e o eletrônico mais pesado não são diferentes? Não! A diferença esta nos instrumentos, na velocidade da batida (que é contada em bpms, mas isso fica para a próxima coluna), e na forma como os produtores utilizam os diferentes artifícios da musica.

Fica aqui um exercício mental para vocês, na próxima vez que tiverem oportunidade de escutar uma musica eletrônica. Logo no inicio da musica nomeie o primeiro “TUM” como “1”, o segundo como “2” e assim por diante até o quatro, depois volte ao um, fazendo uma contagem assim: 1,2,3,4,1,2,3,4,1,2,3,4...

Você perceberá que as viradas, entradas e saídas de vozes e instrumentos acontecerão única e exclusivamente quando estiverem contando o “1”. Logicamente se estiverem contando certo, este exercício exige um pouco de pratica e é uma das ferramentas fundamentais para o trabalho de um DJ, que ao contrario do que todos pensam, não fica lá em cima bebendo e apertando o botão PLAY. Mas de novo, isso fica para outra oportunidade.

Espero que tenham gostado de nossa conversa, qualquer duvida, sugestão, critica, elogio e/ou proposta de casamento, favor entrar em contato via email: powerboybr@gmail.com

Powerboy é meu nome artístico e ficarei extremamente ofendido se você leitor estiver com um sorriso sacana na face! ¬¬

Até a Próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas