Heróis


Grande parte das pessoas tem heróis em suas vidas, e não digo somente dos homens com roupas estranhas que tem super poderes. Os heróis são também aquelas pessoas que admiramos por seus feitos ou características.
No cenário musical, com o tempo foram se formando vários desses lendários homens e mulheres. Mas uma coisa me chama a atenção: Há algum tempo atrás se questionássemos um jovem sobre suas preferências musicais, a probabilidade de uma termos uma daquelas respostas cheias de elogios, com direito ao refrão de uma música era bem grande. O que é um pouco diferente de hoje, se perguntarmos para uma pessoa da mesma idade, talvez ela nos diga que os integrantes sejam lindos e talvez nem saibam nos dizer do que falam as letras, até porque na maior parte das vezes as bandas ou grupos admirados pelos adolescentes são estrangeiros.
O que quero dizer é que conceito “herói” ainda existe, mas mudou muito. Se levarmos em conta essas características vemos que quase não existem novos heróis da música como os de antigamente, principalmente porque antes os jovens valorizavam muito mais os artistas brasileiros, e eles sim poderiam ser chamados de NOSSOS heróis. Eles foram e ainda são os nossos heróis brasileiros.


Falando em música brasileira e em nossos heróis deixo uma música que fala sobre o tema dessa minha coluna. A letra feita por Julio César Marassi cita 30 grandes heróis da MPB e algumas de suas grandes obras com graça e emoção. Vale a pena escutar.


Aos meus Heróis
Julinho Marassi & Gutemberg
Composição: Júlio César Marassi

Faz muito tempo que eu não escrevo nada,

Acho que foi porque a TV ficou ligadaMe esqueci que devo achar uma saídaE usar palavras pra mudar a sua vida.
Quero fazer uma canção mais delicada,Sem criticar, sem agredir, sem dar pancada,Mas não consigo concordar com esse sistemaE quero abrir sua cabeça pro meu tema
Que fique claro, a juventude não tem culpa.É o eletronic fundindo a sua cuca.Eu também gosto de dançar o pancadão,Mas é saudável te dar outra opção.
Os meus heróis estão calados nessa hora,Pois já fizeram e escreveram a sua história.Devagarinho vou achando meu espaçoE não me esqueço das riquezas do passado.
Eu quero “a benção” de Vinícius de Morais,O Belchior cantando “como nossos pais”,E “se eu quiser falar com...” Gil sobre o Flamengo,“O que será” que o nosso Chico tá escrevendo.
Aquelas “rosas” já “não falam” de CartolaE do Cazuza “te pegando na escola”.To com saudades de Jobim com seu piano,Do Fábio Jr. Com seus “20 e poucos anos”.
Se o Renato teve seu “tempo perdido”,O Rei Roberto “outra vez” o mais querido.A “agonia” do Oswaldo MontenegroAo ver que a porta já não tem mais nem segredos.
Ter tido a “sorte” de escutar o TaiguaraE “Madalena” de Ivan Lins, beleza rara.Ver a “morena tropicana” do Alceu,Marisa Monte me dizendo ”beija eu”Beija eu, Beija eu Deixa que eu seja euBeija eu, beija eu deixa qe eu seja eu
O Zé Rodrix em sua “casa no campo”Levou Geraldo pra cantar no “dia branco”.No “chão de giz” do Zé Ramalho eu escreviEu vi Lulu, Benjor, Tim Maia e Rita Lee.
Pedir ao Beto um novo “sol de primavera”,Ver o Toquinho retocando a “aquarela”,Ouvir o Milton “lá no clube da esquina”Cantando ao lado da rainha Elis Regina.
Quero “sem lenço e documento” o CaetanoO Djavan mostrando a cor do “oceano”.Vou “caminhando e cantando” com o VandréE a outra vida, Gonzaguinha, “o que é?”
Atenção DJ faça a sua parte,Não copie os outros, seja mais “smart”.Na rádio ou na pista mude a seqüência,Mexa com as pessoas e com a consciência.
Se você não toca letra inteligenteFica dominada, limitada a mente.Faça refletir DJ, não se esqueça,Mexa o popozão, mas também a cabeça.





Comentários

Postagens mais visitadas