Siglas, extensões e mais dúvidas!


Ola amigos leitores, novamente, após um breve período aqui vos fala novamente seu amigo solucionador dos mistérios do louco mundo da musica.

Após pensar por longos 15 segundos, resolvi dedicar esta coluna a minha Irmã mais velha e minha mãe, que apesar de perfeitamente normais são incapazes de compreender um tenebroso tema que assusta e desinteressa milhões de mães e irmãs (e irmãos, e filhos e etc.) universo a fora.

Agora você querido leitor já esta usando todo o poder de sua massa encefálica buscando duvidas corriqueiras para tentar adivinhar antes mesmo que eu possa dizer, se julgando assim superior a minha mãe e minha Irma, logo não necessitando ler esta coluna correto? Bom, talvez sim, mas não subestime os meus conhecimentos, e se você já souber tudo que estiver escrito aqui garanto ao menos umas boas risadas.

Hoje falaremos de um tema que é inevitável em qualquer assunto, mundo e/ou ciclo social, as malditas siglas. Agora, antes de pensar “esses jovens que querem falar em códigos só para confundir todo mundo”, saiba que as siglas são usadas desde a criação da escrita conhecida como hoje, e que, no mundo contemporâneo tem abreviado diversas horas de trabalhos de profissionais como médicos, enfermeiros, engenheiros e etc. simplesmente por economizar tempo escrevendo.

Agora você leitor já esta usando todo seu poder de associação e esta pensando em siglas ligadas a musica, e a esta altura já pensou em MP3 e WAV, talvez até WMA correto? Mais não lembrou KBPS, BPM, MB, MP4, MPG, FLAC e etc. correto?

Bom, primeiro vamos colocar os bois em ordem, grande parte destas siglas são extesões de arquivos (siiimmm, extensões são siglas sim), que definem o tipo de compressão que o arquivo de áudio original foi submetido para chegar até você e/ou ser executado em diversos “outputs”, como mp3 players, ipods, celulares e etc.

Estas são :

Mp3: MPEG Layer 3, é uma das formas revolucionarias de compressão de áudio quase sem perdas perceptíveis ao ouvido humano, permitindo a musica chegar até o usuário final, em um tamanho enormemente reduzido e um excelente qualidade.

WAV: WAVEform áudio Format, é o arquivo padrão de armazenamento de áudio criado pela Microsoft e IBM, este tipo de arquivo tem qualidade muito superior, assim como seu tamanho.

WMA: Windows Media Áudio, compressão criada pela Microsoft muito semelhante ao mp3 com algumas inclusões de segurança nos arquivos, logicamente visando lucros.

MP4, mpg, mov, mpeg e flac são outros tipos de compressão de arquivos menos comuns pois suas finalidades são mais especificas.

Agora voltando à estrutura musical, toda musica tem seu BPM e toda musica digital tem seu KBPS, que ficara bem mais claro a partir de agora.

BPM, ou Beats Per Minute, que em bom português significa, Batida por minuto, é a unidade que mede quantas batidas a musica tem por minuto. Simples!

Curiosidade: Outra coisa quem pode ser quantificada em bpm são os batimentos do coração humano, que em um adulto gira em torno de 85bmp, que é muito próximo do valor de muitas vertentes da musica eletrônica. Então, pode-se dizer que a musica eletrônica é a única que segue o ritimo de seu coração! Não é poético?

E para terminar, KBPS ou Kilobits per second, que mensura quantos mil bits um arquivo de áudio transmite de informação por segundo. Logo, quanto maior o kbps, melhor a qualidade da musica que você esta ouvindo. Existem alguns valores pré-definidos de kbps que podem soar familiares para pessoas viciadas em ouvir musicas como eu (96, 112, 128, 160, 192, 224, 256 e 350).

Bom, acho que por hoje já sanamos as duvidas de muitas pessoas, e possivelmente criamos novas duvidas para muitas outras. MAS, para sugestões de colunas, duvidas e/ou depósitos voluntários de grandes quantias de dinheiro em minha conta entrem em contato por email (powerboybr@gmail.com)

Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas