eBay vende 65% da Skype em operação de US$ 2,5 bilhões

NOVA YORK (Reuters) - O site de leilões eBay vai vender uma participação de 65 por cento em sua divisão de telefonia pela Internet Skype por 1,9 bilhão de dólares a investidores privados que incluem uma empresa de capital de risco comandada pelo co-fundador da Netscape, Marc Andreessen.

O acordo avalia a Skype em 2,75 bilhões de dólares, segundo o eBay, que comprou a empresa em 2005 por cerca de 3,1 bilhões de dólares.

O grupo que está comprando a Skype inclui ainda as companhias de capital de risco Silve Lake e Indes Ventures e o Canada Pension Plan.

A operação permite que o eBay se concentre no serviço de pagamentos eletrônicos PayPal e também em seus próprios produtos de leilões online, informa o site.

O eBay planejava inicialmente se separar da Skype no ano que vem. John Donahoe, presidente-executivo do eBay, tinha informado em maio que uma avaliação em 2 bilhões de dólares era um valor muito baixo para uma crescente operação de Internet.

Em 2007, o eBay fez uma baixa contábil de 1,4 bilhão de dólares relacionada a seu investimento na Skype, reconhecendo que a empresa não se encaixou com o restante dos negócios de leilões do site.

"A Skype é um forte negócio individual, mas não tem sinergias com nossas operações de comércio eletrônico e de pagamento online", disse Donahoe em comunicado.

O eBay espera que o acordo seja concluído no quarto trimestre.

Comentários

Postagens mais visitadas