“A CULTURA E NOSSAS EMOÇÕES”

Queridos leitores,

Hoje falarei brevemente sobre “A CULTURA E NOSSAS EMOÇÕES”.

Boa leitura!


*A Cultura eleva o nível das Nossas Emoções!

A cultura, as artes e a música de um modo geral, são meios de comunicação que transpõem fronteiras, que não estão enclausurados entre trincheiras e grades, e tão pouco nos obrigam a forçadamente elegê-los como filosofia de vida.
O motivo pelo qual a maior parte de nós desenvolve alguma atividade ligada à cultura e a arte, compondo, pintando, executando alguma peça musical, lendo, dançando, contemplando uma obra de arte ou simplesmente escutando uma boa música é dado ao fato de que a cultura é capaz de suscitar em nós emoções profundas e significativas. São emoções que podem ir de uma simples satisfação estética, à alegria ou ainda ao desespero.
A experiência cultural cotidiana, por exemplo, pode simplesmente nos resgatar de um estado de tristeza, de monotonia ou ainda de descontentamento.
Se alguma pessoa que provém de uma civilização sem música, ou sem manifestações artístico/culturais, perguntasse por que a nossa civilização investe tanto na atividade cultural, nós responderíamos certamente, que isso é devido ao fato de que a música, por exemplo, como a toda a manifestação cultural é capaz de elevar o nível da nossa vida emotiva dos nossos sentimentos.Obviamente indivíduos e sociedades fazem uso da arte e da cultura para outros fins também.
Muitas atividades culturais, por exemplo, tem caráter social e podem adquirir muitos outros significados, mesmo neste plano, Por exemplo, o conhecimento de algumas culturas, e de algumas manifestações artísticas, são pré-requisitos para sermos considerados membros de determinadas sub-culturas.
A adoção da música em certas situações sociais, formalmente definidas, permite ao indivíduo, ganhar dinheiro e prover sustento a alguém, por exemplo. Falando da música como representação da cultura e da arte, podemos, entre outras coisas, afirmar que a motivação social é secundária se ela for estreitamente ligada a uma civilização ou a uma cultura específica. Os fatores emotivos transcendem a esta característica.
Parece improvável que a música possa penetrar no coração de tantas culturas se, olhando com os olhos frios de um físico, ela é apenas um conjunto de sons de várias intensidades e durações entre tantas outras qualidades que podem ser medidas fisicamente. De qualquer modo a mente humana atribui a estes sons significados. Estes significados transformam-se em símbolos, que vão além de puros sons analisados fisicamente, algo muito mais além e não palpável que nos induz a chorar, rir, que gostamos ou não, que nos comove ou nos deixam indiferentes.
É fato de que a música, a cultura, as artes sob um ponto de vista geral, se manifestam em cada indivíduo de maneira diferente. Cada um sente a arte de maneira particular, fruto da cultura de sua própria civilização, de sua experiência de vida, de sua capacidade sintática e ainda do grau de acesso aos meios culturais.
Mais importante do que sabermos desta diversidade de sentimentos que evocam, é acreditarmos que a cultura, as artes e a música, são meias de comunicação que transpõem fronteiras, que não estão enclausurados entre trincheiras e grades, e tão pouco nos obrigam a forçadamente elegê-los como filosofia de vida, nos permitindo exercitar do bem maior dado por Deus, o da liberdade de escolha.


Eleve o nível das suas emoções!!!

Sucesso e Luz!

Comentários

Postagens mais visitadas