Beto Junqueira lança livro infantil na Escola para Crianças Surdas Rio Branco

O lançamento contará com um intérprete de libras e é aberto à comunidade.

O livro Ecopiratas – uma aventura ecológica em Fernando de Noronha (Editora Planeta), do autor Beto Junqueyra, será lançado no dia 14 de novembro, às 16h, no auditório Niso Vianna, na sede da ECS Rio Branco (Rodovia Raposo Tavares, km 24, Granja Vianna).

Como a história tem uma personagem surda, durante o evento haverá várias atividades como show de dança de crianças surdas, filme da casa adaptada para surdos, show do papagaio que se comunica por LIBRAS, sessão de autógrafos e conversa com autor e ilustrador.

"A história é maravilhosa e trata de dois temas fundamentais para sociedade atual: ecologia e respeito a diversidade. Para nós é uma honra participar do lançamento deste livro Recomendo esta leitura", enfatiza Sabine Vergamini coordenadora da Escola para Crianças Surdas Rio Branco


Sobre a Escola de Crianças Surdas Rio Branco (ECS Rio Branco)

Em 1977, já com tradição e amplo conhecimento na área de educação, a Fundação de Rotarianos de São Paulo (FRSP) resolveu apoiar também a comunidade carente de surdos. Fundou a Escola para Crianças Surdas Rio Branco – que, até hoje, funciona na Granja Vianna, oferecendo formação escolar gratuita da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I para a população de Cotia e região.

Com um projeto cuidadosamente elaborado pela escola, oferece uma educação pautada na otimização das potencialidades do educando, de valorização e respeito à diversidade sócio-cultural e lingüística. A escola conta com uma equipe de profissionais e educadores, surdos e ouvintes, fluentes em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, fortalecendo o espaço de atividade sócio-lingüística de acesso e apropriação cultural, na qual a LIBRAS é a primeira língua e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita a segunda língua.


Ao final do 5º ano, com a identidade surda bem fortalecida, os alunos em
grupo, são incluídos, sem custo, como bolsistas em classes regulares do Colégio Rio Branco e instituições parceiras. Também são acompanhados por tradutores e
intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, devidamente
qualificados e com todo suporte da escola aos alunos para que a inclusão
aconteça em todas nas dimensões arquitetônica, atitudinal, metodológica e comunicacional.

As escolas parceiras recebem a assessoria necessária à acolhida dos surdos
pelos professores e coordenadores. Para os alunos ouvintes, pais e
funcionários, são realizados oficinas práticas de Libras, visando a ensinar
os sinais básicos dessa língua, facilitando sua comunicação com jovens
surdos.


Fundação de Rotarianos de São Paulo
Assessoria de Imprensa: Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação
Jornalista Responsável: Patrícia Ribeiro (MTb 29.495).
Tel.: 11-3675-5444; e-mail: patricia.ribeiro@viveiros.com.br
Jornalista do Posto avançado: Tânia Ribeiro
11-3879-3156
Assistente: Flávia Lima

Comentários

Postagens mais visitadas