A cidade de Canela, no Rio Grande do Sul dá inicio ao Sonho de Natal no próximo dia 14 de novembro


O Sonho de Natal de Canela terá sua abertura oficial na noite do próximo sábado 14.
A Orquestra Sinfônica da UCS – Universidade de Caxias do Sul fará um concerto, antecendendo o acender das luzes. O espetáculo marcará também a inauguração do Palco Multi Uso, ao lado do Teatro Municipal.
A decoração já está sendo colocada nas ruas centrais da cidade, mas os ornamentos estão cobertos para não estragar a surpresa de sábado a noite.
A decoração colorida, alegre e completamente tocável pelo público de todas as idades, foi cuidadosamente projetada para agradar a comunidade e os visitantes de Canela.
Desde a entrada da cidade, o papai noel e seus ajudantes estarão encantando a criançada, culminando na Praça João Corrêa, onde fica a casa do Papai Noel, o trenó do bom velhinho e um papai noel enorme na rótula, oportunizando belas fotos com a imponente Catedral ao fundo; no trajeto até a Catedral de Pedra, a espiritualidade da época natalina estará presente; a Avenida Júlio de Castilhos remeterá o público ao aconchego da época natalina, também com decoração clara, colorida e iluminada.
A Chegada do papai Noel em Canela, sempre o principal momento do evento será na noite de 05 de dezembro, quando novamente será apresentado um espetáculo com show pirotécnico, participação de artistas e o personagem principal chegando pela torre da Catedral de Pedra.
Muitas novidades farão parte desta edição do evento, como o espetáculo “Natal na Cidade dos Sonhos”, com assinatura da canelense Neusa Martinotto, e as Paradas de Natal, que terão suas primeiras apresentações no dia 12 de dezembro.
O Sonho de Natal, de 14 de novembro a 10 de janeiro, é uma realização da Prefeitura Municipal de Canela, Fundação Cultural e Associação Comercial e Industrial e conta com patrocínio do Bradesco e co - patrocinio da CORSAN e RGE.

A Orquestra da Universidade de Caxias do Sul
A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul – Osucs – integra os vários programas que a Universidade possui em prol da formação artístico-cultural da cidade e da região.
Suas atividades tiveram início em outubro de 2001, com concerto de estréia, no dia do músico, 22 de novembro do mesmo ano.
Tem ocupado posição de destaque no cenário cultural do Rio Grande do Sul, somando até o momento, mais de quinhentas apresentações, distribuídas em Caxias do Sul e na região, para um público superior a duzentas e cinquenta mil pessoas.
O objetivo da Orquestra Sinfônica da UCS é propiciar e fomentar a música de concerto com qualidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural do indivíduo, com vistas ao resultado coletivo, para, dessa forma, colaborar na construção de uma sociedade culturalmente enriquecida.
O planejamento de suas atividades cumprem com seu papel educativo e social, inerente a uma instituição como a Universidade de Caxias do Sul. Suas ações são organizadas por meio de programas, cada qual com peculiaridades e características próprias.
Atualmente a Orquestra Sinfônica trabalha com os seguintes programas: Quinta Sinfônica; Integração; Concertos Especiais; Música de Câmara e Sinfônica Jovem.
Concertos Integração (que será apresentado no Sonho de Natal de Canela)
Os Concertos Integração são a expansão da área de atuação da Orquestra para os vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Tem como propósito a difusão da música de concerto para o máximo possível de comunidades.
Os Concertos são planejados com repertórios que mesclam o popular com o erudito, diversificando estilos, gêneros e períodos das composições. As apresentações são didáticas, com breves intervenções do Maestro ou de músicos, que interagem com a platéia com explicações sobre assuntos referentes as obras, compositores, instrumentos e outros.
A Orquestra Sinfônica da UCS realiza este programa desde 2002, com a realização de mais de cem apresentações para um público aproximado de 88 mil pessoas. A partir destas edições, constatou-se que muitas cidades nunca haviam recebido uma orquestra sinfônica ou tido algum contato com instrumentos sinfônicos. Essa experiência tem revelado o contentamento e o encantamento dos anfitriões, comprovando os resultados positivos dessa atividade.
Como nem sempre existem teatros disponíveis nos municípios, espaços alternativos são ocupados, observando sempre as condições acústicas e o local para os assistentes. Os locais possíveis são: igrejas, clubes sociais, auditórios e outros. O repertório pode ainda, ser elaborado em acordo com a Direção artística e o patrocinador, utilizando o vasto acervo de obras que a Orquestra possui.
São realizadas dez edições anuais desta série.
Maestro Manfredo Schmiedt
Com Mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e Graduação em Regência pela UFRGS – Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Estudou com renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Ernani Aguiar, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Emilio de César, Arlindo Teixeira, Hans van Homberg, Helmut Rilling, Jean Fournet, Eric Ericson, Mark Cedel, Melinda O’Neal e Yoel Levi. Foi regente convidado no High School Workshop promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no “Concurso Jovens Regentes”, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Recebeu o “Prêmio Açorianos de Música” por sua participação como regente na peça “A História do Soldado”, de Stravinsky. Participou da 6ª Bienal do Mercosul regendo a música composta por Edgardo Rudnitzky. Juntamente com o artista plástico Jorge Macchi apresentou a obra “Fim de Film” na referida Bienal. Em sua experiência como regente de coros, destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da Ospa, Coral 25 de Julho de Porto Alegre e Coro de Câmara Ars Vocalis. Foi, durante dois anos, regente assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) viajando com ela para a Itália e durante três anos foi assistente do Maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa. Além de sua intensa atividade na Osucs e na Ospa (mais de 30 concertos por ano), foi convidado a reger as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica do Sodre(UR), Orquestra Sinfônica Provincial de Rosário (AR), Orquestra Petrobras Sinfônica (RJ), Orquestra da USP (SP), Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul (SP), Orquestra de Câmara da Ulbra(RS), Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro(RS), Orquestra de Câmara Sesi/Fundarte (RS), Orquestra Filarmônica de Belgrado (Sérvia) e a Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão (Sérvia). Manfredo Schmiedt nasceu em Porto Alegre. Aos 10 anos iniciou seus estudos musicais estudando trompete e atualmente é o regente-titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da UCS (Caxias do Sul) e Regente do Coro Sinfônico da Ospa.

Comentários

Postagens mais visitadas