Dicas: Como Evitar Danos aos Aparelhos Eletrônicos.



A queda de luz pode danificar aparelhos eletrônicos.

Para evitar que isso aconteça depois do apagão que atingiu dez Estados brasileiros e o Distrito Federal no final da noite desta terça-feira, os especialistas recomendam uma medida simples: tirar os equipamentos da tomada.

Quando a luz volta, a potência elétrica é recuperada bruscamente e esse pico de tensão pode provocar uma forte descarga. "Isso pode causar danos nos aparelhos elétricos", disse o mestre em engenharia Silvio Lobo Rodrigues.

Outro problema comum após um apagão é que a energia pode voltar repicada. Isso significa que a luz liga e desliga várias vezes, o que pode danificar aparelhos eletrônicos plugados na tomada - até mesmo aqueles desligados.

"Em uma falta de luz ou temporais é fundamental tirar da tomada todos os aparelhos elétricos porque além de preservar os equipamentos, não é rara a entrada de raios pela rede de energia elétrica", afirmou o engenheiro.

O apagão atingiu pelo menos os Estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.


Renata Rocha
Publicitária, Asses. Imprensa;
Consultora em MKT e Mídia;
Colunista Social.

Comentários

Postagens mais visitadas