Presenteando no Natal: não cometa gafes e agrade a todos!

Receber um presente é sempre gostoso, principalmente quando é dado na medida certa e por uma boa razão. No ambiente profissional, parceiros de trabalho, clientes e, muitas vezes, o chefe merecem uma distinção especial. A época do Natal é um ótimo momento para se dizer o quanto essas pessoas são queridas e importantes.
Mas, ao mesmo tempo em que presentear é um gesto de diferenciação e de carinho, é também uma demonstração clara do quanto foi planejado e comprado com empenho para agradar. Poucas pessoas têm certo o que representam simbolicamente os presentes e o quanto têm, também, de potencial para se mostrarem como uma ofensa enorme.
Mais do que um pacote, os presentes funcionam como substitutos das pessoas que o dão e servem como testemunho das intenções de quem presenteou. Da mesma forma com que os presentes são intenções postas em movimento, reproduzem as bases em que estão construídas as relações entre o presenteado e quem o deu.
Como se não bastasse, o sentimento causado no presenteado acaba sendo transferido para sua relação com a pessoa que presenteou, sendo esse sentimento bom ou ruim. Dessa forma, nem precisamos dizer o quanto é necessário ser cauteloso ao presentear - no amigo secreto ou em outras datas.
Para não errar é preciso respeitar algumas regras:
• Para quem gosta de dar presentes para os colegas de trabalho mais chegados é bom ter em mente que presentearem alguns e esquecer outros não é uma boa política. É mais adequado um email escrito com o coração e distribuído para todos, do que uma lembrancinha especial só para o mais chegado.
• Não se sinta na obrigação de presentear o chefe — a menos que esteja fazendo isso com todos os outros colegas da equipe. A melhor lembrança é a pro atividade, a motivação e o empenho no trabalho. Algumas palavras de apreço num email ou cartão são mais do que suficientes para dar conta do recado.
• Para o amigo secreto, procure fazer um levantamento dos interesses atuais do colega sorteado, um CD ou livro sem conexão com o presenteado não tem nenhuma validade.
• Para acertar é bom não deixar para comprar o presente na última hora. Na correria não é difícil gastar mais do que o esperado e mesmo assim errar feio na lembrança.
• Com exceção de roupas e peças intima inadequados, a maioria dos objetos pode agradar homens e mulheres. Um bom vinho, livro ou porta retratos é sempre bem-vindo.
• Procure deixar para última opção o Vale Presente. Embora prático, mostra que quem presenteou não quis ter trabalho.


Renata Rocha
Publicitária, Asses. Imprensa;
Consultora em MKT e Mídia;
Colunista Social.

Comentários

Postagens mais visitadas