ÓCULOS - MODELO CORRETO PARA SEU ROSTO


Definitivamente usar óculos está na moda.

A aposta no modelo certo pode incrementar o look sem comprometer o visual. Aprenda com as dicas de quem entende do assunto, saiba quem são os famosos que adoram óculos e confira lindos modelos para todos os gostos
Para o esteta óptico Miguel Giannini, os óculos têm de ter a cara da pessoa, e isso não significa apontar um modelo simplesmente com base no formato do rosto. “A primeira coisa que devemos levar em conta é a personalidade da pessoa. Os mais extrovertidos gostam de brincar com materiais e cores, os tímidos preferem modelos discretos”, disse. Além do formato do rosto, Miguel leva em conta a altura das sobrancelhas e nariz, formato de olhos, e tonalidade da pele e cabelos.

Nariz
É ele quem equilibra os óculos durante todo o dia. “Um óculos que incomoda no nariz é pior do que sapato apertado”, brinca Giannini. O cuidado especial fica por conta daqueles que têm o nariz, digamos assim, protuberante. Segundo Giannini, quem tem o nariz um pouquinho maior que o normal deve escolher armadura com ponte baixa (ponte é o arco que se apoia no nariz) e de cor clara. “O arco de cor escura ressalta ainda mais o nariz”, comenta.

Sobrancelhas
As sobrancelhas são responsáveis por grande parcela de nossa expressão e, por isso, nunca deveriam ficar escondidas pela armação dos óculos. As sobrancelhas ficam sempre aparentes e as armações devem ficar cerca de 3 milímetros abaixo delas.
Cores de olhos, cabelos e pele: os discretos devem escolher óculos com armação de tonalidade próxima à da pele. Os mais ousados podem apostar nos contrastes e brincar com as cores. Você também pode combinar a cor dos óculos com a cor de olhos ou cabelos.

Personalidade
Aos extrovertidos tudo é liberado e toda ousadia é permitida. Para os tímidos, apenas modelos clássicos e cores suaves. Um óculos de cor forte, escolhido aleatoriamente pode incomodar o tímido, piorando assim o seu problema ocular por falta de uso.

Dicas de mestre
Miguel Giannini é mestre em sua arte. Ele foi o precursor do atendimento personalizado em óculos que modificou todos os conceitos de técnica e estética ótica dentro e fora do Brasil. O simpatico esteta ótico já atendeu mais de 500 mil clientes, ente eles, três presidentes da república (Sarney, FHC e Luis Inácio Lula da Silva), além de outros políticos e famosos como Ana Maria Braga, Mel Lisboa e Glória Meneses.
Atenção para as dicas, e não erre na escolha:
• A regra de escolher os óculos com base no formato do rosto (oval, quadrado, redondo, comprido) é um equívoco. Um rosto de formato oval, por exemplo, pode ter outras subdivisões como oval pêra, oval maçã, e assim com os demais formatos. Por isso, achar que basta saber o formato do rosto para escolher o modelo de óculos não é correto.
• Tão importante quando a moldura dos óculos é a lente. Alto grau de miopia requer lentes mais grossas, o que pesa um pouco no visual. É preciso “jogar” com esses elementos. Um óculo de grau forte, não pode ser muito grande, por exemplo.
• Existem muitas grifes famosas de óculos, algumas bem caras. Todas elas são muito boas, mas é bobagem comprar óculos por causa da marca. A grife quem faz é você! Você não deve se adaptar aos óculos de uma grife porque ele é bonito, os óculos é que devem se adaptar ao seu rosto.
• Eu recomendo que cada pessoa tenha dois ou três óculos diferentes. Um para o dia-a-dia, outro para eventos sociais e também o solar. Os óculos sociais podem ter mais personalidade, um charme a mais. No dia-a-dia, as pessoas preferem os mais discretos.
Agora que você conferiu todas as dicas sobre óculos, não precisa mais aturar aquele trambolho sem graça. Dê atenção especial para aqueles que vão emoldurar a janela da alma, os olhos.

Curiosidades*
A palavra óculos vem do termo ocularium, da Antiguidade Clássica. E ela servia para designar os orifícios feitos na cabeça das armaduras dos soldados para que eles pudessem enxergar.
No século 17 surgiram os primeiros modelos com hastes fixas sobre as orelhas.
Na década de 20 os antigos modelos foram substituídos pelos óculos com aros superiores ou inferiores finos e leves.
O primeiro par de óculos foi inventado em 1885 para proteger a visão das pessoas que ficavam expostas ao reflexo da neve – entre eles, membros das expedições polares que, muitas vezes, chegavam a ficar cegos.
Somente na década de 30 é que os óculos se tornaram populares.
E muito depois, graças às divas do cinema Ava Gardner, Audrey Hepburn, Grace Kelly e a primeira-dama Jacqueline Kennedy – mais tarde, Jacqueline Onassis – os óculos de sol ganharam status de chique.


Bom final de Semana!

Comendadora Renata Rocha
Publicitaria, Assessora de Imprensa;
Consultora em Marketing e Mídia;
Colunista Social.

Comentários

Postagens mais visitadas