CÓLICAS PODEM SER SINTOMA DE ENDOMETRIOSE
Considerada como normal pela maioria das mulheres, as dores durante o período menstrual, dependendo da intensidade, devem ser investigadas


As famosas cólicas menstruais atingem um grande número de mulheres, mas muitas vezes as dores chegam a impedir que a mulher siga sua rotina. As chamadas “cólicas incapacitantes” podem ser um grande indício de endometriose. A doença é causada pela presença de tecido do endométrio (tecido que reveste o útero internamente) fora dele, que pode se alocar em diversos órgãos.
Alguns estudos apontam que, em alguns casos, da primeira consulta até o diagnóstico de endometriose pode haver um intervalo de sete anos. É preciso que o médico esteja atento aos sintomas relatados pela paciente e que a mulher não omita nada de seu ginecologista, pois só assim ele terá subsídios para buscar um diagnóstico acertado.
Os exames de imagem, como a ultrassonografia, podem dar indícios da doença, que só é confirmada após a realização de uma videolaparoscopia, quando uma microcâmera é introduzida no abdômen pelo umbigo.
Quando não é diagnosticada, e tratada adequadamente, a endometriose pode causar diversos problemas e até a infertilidade*. Mas também existem casos onde a doença é diagnosticada em outros órgãos, como o intestino, causando seu mau funcionamento e dores e até mesmo na região do apêndice.

*Dr. Armindo Dias Teixeira – O Dr. Armindo é especialista em videolaparoscopia e vídeo-histeroscopia, além de possuir vasto conhecimento em reprodução. Na Santa Casa de São Paulo fez sua graduação em medicina, residência em ginecologia e obstetrícia e estágio em Esterelidade Conjugal e Laparoscopia. Fez estágio em Reprodução Humana e Ultrassonografia na Universidade de Valência, na Espanha. No Instituto Valenciano de Infertilidade (Espanha), fez estágio em Reprodução Humana (Fertilização in Vitro). Possui estágio em Cirurgia Laparoscópica na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Atualmente trabalha com reprodução humana na Clínica Berenstein de Atendimento à Mulher.

Comentários

Postagens mais visitadas