Palestrantes debatem a Feminização da pobreza em evento no Rio de Janeiro

Ocorreu nesta sexta-feira, 19, na capital fluminense, o 7° Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 4ª Feira de Inovações em suporte à Revisão Ministerial da ONU, promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV) em parceria com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic-Rio).
Na oportunidade, Alziro Paolotti de Paiva, representando o diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, fez um pronunciamento para dar as boas-vindas aos participantes. Ele mencionou o importante papel da Mulher na Humanidade e citou as iniciativas da LBV para a valorização do gênero feminino.
O evento contou com a presença do jornalista Giancarlo Summa, diretor do Unic-Rio. "A ONU promove a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. O seu 1º artigo é a igualdade entre todos sem distinção de gênero, de raça, de crença religiosa, visão política, com diferentes nacionalidades. Todos somos iguais em direitos. (...) Agradeço à Legião da Boa Vontade, que dentre tantas ações meritórias, escolheu um tema de extrema relevância", disse, referindo-se ao tema do evento "Igualdade de gênero e valorização da mulher".
A defensora pública do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), Arlanza Maria Rodrigues Rebello, enfatizou a necessidade de conscientizar as pessoas: "Nosso trabalho no Nudem constata alarmantes números da violência contra a mulher. (...) Em nossa experiência, temos percebido que a mulher ainda se sente tímida e constrangida ao denunciar o agressor. Ainda precisamos avançar para que todos compreendam que violência contra mulher não é algo natural. Agradeço à LBV essa oportunidade e parabenizo vocês pelo relevante trabalho que desempenham nas suas escolas", concluiu.

Ao pronunciar-se, o dr. Abramov destacou a relevante participação das mulheres em organizações não governamentais: “É essencial que as ONGs se envolvam no trabalho de cumprimento das Metas do Milênio. A participação das mulheres nessas entidades é que fez com que elas obtivessem maior igualdade. (…) Existe uma comprovação de que o apoderamento econômico das mulheres reduz o problema que ainda existe em relação à desigualdade de gêneros. Os Estados reconhecem que a pobreza é um fator multidimensional. Portanto, há necessidade de proteção às mulheres no que se refere à renda, ao cuidado com crianças, educação e saúde. Os órgãos que promovem e defendem os direitos da mulher contribuíram para essa necessidade. Dessa forma, aumentou o acesso aos recursos produtivos por parte das mulheres e isso reduziu a pobreza e amenizou a desigualdade entre os sexos. Outro ponto é aumentar o acesso das mulheres aos serviços financeiros. O microcrédito é uma importante estratégia para minimizar a pobreza e aumentar o apoderamento financeiro das mulheres”.
Neste sábado, 20, o dr. Andrei Abramov participará do Mutirão de Cidadania e Saúde promovido pela Legião da Boa Vontade em parceria com o Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), o Instituto Embelleze e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Tia Ruth.
Serão oferecidos serviços gratuitos, como exames médicos e orientação jurídica. O mutirão será realizado das 9h às 13h30, no Centro Educacional, Cultural e Comunitário José de Paiva Netto, da Instituição. Na oportunidade, haverá exibição de cases de sucesso e boas práticas.
O Centro Educacional, Cultual e Comunitário José de Paiva Netto, no RJ, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059. Bairro Del Castilho. Informações: (21) 2501-0247.
Fachada do Centro Educacional,
Cultural e Comunitário José de Paiva Netto, no RJ.
Fotos: Lucian Fagundes da LBV

Comentários

Postagens mais visitadas