SUCESSO DA PÁSCOA EM CANELA - 20ª SEMANA SANTA É COMEMORADA

Encerra neste domingo, 04, a Páscoa em Canela - 20ª Semana Santa.
Desde 10 de março, quando iniciou o evento, mais de 200 mil pessoas estiveram na cidade, contemplando a beleza da decoração interativa, elogiada por todos.
Aliando bela decoração, com destaque aos coelhos de pano, a programação cultural, que teve neste final de semana, seu ponto mais alto, com o espetáculo O Semeador e o Sábado de Aleluia, Canela resgatou a tradição que havia perdido nos últimos anos, de ser destino de visitantes num dos principais feriadões do ano.
A segunda edição de O Semeador apresentou uma releitura contemporânea da Paixão de Cristo, através da música, teatro e dança, sendo aplaudido de pé pelos expectadores, em todas as sessões. Entre as sete sessões apresentadas, sendo a última na tarde deste domingo, 4, uma teve cunho social, cobrando um kg de alimento. Foram arrecadados cerca de 650Kg de alimentos, doados a Associação Padre Franco, que trabalha com a inserção de jovens carentes a sociedade, oferecendo também formação em artesanato e outras atividades. Até o final das apresentações, estima-se que mais de 3 mil pessoas assistiram ao espetáculo.
O Sábado de Aleluia, seguindo a tradição de espetáculos emocionantes, ao ar livre, no jardim da Catedral de Pedra, com um misto de interpretação de textos de Gilberto Tegner pelo ator João Diener e músicas sacras e eruditas pela Orquestra de Câmara da UCS e Coral Bocallis, com a maestrina Liana Rübenich, a apresentação abriu caminho para o resgate da Semana Santa de Canela, que contava também com o Ofício de Trevas e a Via Sacra. No encerramento do concerto, antecendendo a Hallelujah (aleluia) de Handel, as últimas palavras do texto dizia: Recomeçar uma nova vida, um novo tempo, ujm novo homem. Quando nosso coração entender esta mensagem... então será Páscoa em nossas vidas; e cantemos Aleluia, aleluia... Cristo vive. A vida venceu a morte...
A Praça da Páscoa, que contou com o Páscoa Café, o Páscoa Arte e o divertido Fantastic Ball, com um ajardinamento especial e bancos debaixo de pergolados, foi o grande ponto de encontro das famílias, um diferencial que Canela sempre oferce, com atrativos para todas as idades.
A decoração, que agradou adultos e crianças, com mini brinquedos, coelhos, cestas e iluminação, trouxe um clima festivo ao centro da cidade, sem deixar de contemplar o lado religioso da data.
O Semeador é uma realização da Academia de Dança Neusa Martinotto, com financiamento do Ministério da Cultura/Lei Rouanet, Prefeitura Municipal de Canela, Associação Comercial e Industrial de Canela, Sinoscar, Grupo Sabemi, Vinhos Jolimont e Calçados Dossim
A Páscoa em Canela, que é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo Esporte e Cultura e Fundação Cultural, conta com patrocínio do Grupo CEEE, Empresas Randon, Chocolate Caseiro Florybal e Governo do Estado do Rio Grande do Sul e financiamento do Ministério da Cultura/Lei Rouanet.

DEPOIMENTOS

CAIO ROCHA - DIRETOR FINANCEIRO DO GRUPO CEEE
O que vi na Páscoa em Canela foi turismo e cultura fortalecidos, vinculados ao sacro. Espetáculos que não deixam de cultuar a tradição católica milenar. A cumplicidade da organização do evento com a comunidade leva a resultados sempre positivos. A CEEE é uma empresa que tem controle público e coloca seus recursos a disposição da comunidade gaúcha para fortalecer manifestações culturais, que além de promoverem a marca CEEE, fortalecem a cultura de todo o Estado e, em Canela, assim é, com o patrocínio do Sábado de Aleluia.

ARTESÃOS DO PÁSCOA ARTE
Angélica do Nascimento – artesã há 10 anos – bonecos de pano e guirlandas:
Foi muito significativo participar do Páscoa Arte. Incrementei minhas vendas em 70%, participando do evento. Com certeza, sempre que me derem a oportunidade de participar dos eventos da cidade, vou aceitar. Parabéns a organização.

Karin Schenck e Adriana Deon – artesãs a 2 anos – sabonetes artesanais:
Foi muito interessante para nós participar do Páscoa Arte, principalmente pelos contatos que fizemos, garantindo negócios futuros. Muito importante a iniciativa de promover um grande evento na Páscoa, já que tínhamos a Semana Santa de Canela que era um dos principais eventos da cidade.

PATRÍCIA PICOLI – proprietária da Mãos do Mundo – comerciante
A Páscoa em Canela surpreendeu, encantou. A cidade está com uma decoração especial para as crianças. Assim sentimos mais orgulho de Canela, que está tendo o cuidado de receber seus visitantes com carinho.


PRÓXIMOS EVENTOS DE CANELA:
•Semana do Bebê, de 9 a 15 de maio;
•50ª Romaria e Festa de Caravaggio, dias 22, 23 e 26 de maio Sabores de Canela, aos finais de semana, de 28 de maio a 13 de junho;
•Festival Internacional de Teatro de Bonecos, de 24 a 27 de junho, que abre a Temporada de Inverno de Canela que segue até final de agosto;
•Festa da Colônia, de 16 de julho a 1º de agosto;
•Festa da Música, de 23 a 25 de agosto, encerrando a temporada de Inverno.

Comentários

Postagens mais visitadas