Fibras prebióticas combatem o intestino preguiçoso



Combinação exclusiva de fibras favorece a multiplicação de bactérias benéficas

Conhecido popularmente como prisão de ventre, o intestino preso atormenta boa parte da população, que ignora a necessidade de ir ao banheiro, não tem uma alimentação equilibrada e apela para os laxantes no dia-a-dia. Para que o órgão funcione bem é preciso ter disciplina e dieta rica em fibras.

O intestino é composto por milhões de bactérias, dentre as benéficas estão principalmente os lactobacilos e as bifidobactérias, já as prejudiciais são constituídas pelas enterobactérias e o clostridium, por exemplo. Quando ocorre um desequilíbrio neste ecossistema provocado por falhas no mecanismo de defesa, uso frequente de antibióticos ou dietas desbalanceadas, as bactérias benéficas ficam em menor número e, consequentemente, ocorre um aumento das bactérias prejudiciais que atrapalham o bom funcionamento do intestino. Isto pode causar diversos problemas, dentre eles diarréia/constipação, baixa da imunidade e infecções. Com a intenção de resolver o problema, muitos apelam para a automedicação que pode causar inflamação na mucosa do intestino e agravar ainda mais a situação.

Para evitar tudo isso, é preciso multiplicar o número de bactérias benéficas e beber muita água. “Esse aumento de bactérias ‘do bem’ pode ser conseguido por meio do consumo de fibras prebióticas que funcionam como um substrato para o crescimento de gêneros como os lactobacillus e bifidobactérias”, explica a Dra. Andrea Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa da Sanavita.

Ela e sua equipe desenvolveram o Regulare Fibras®, um alimento em pó composto por um mix exclusivo de fibras prebióticas que ajuda no bom funcionamento do intestino. “O alimento combina inulina, polidextrose e oligofrutose (FOS) de forma equilibrada. Essas fibras solúveis funcionam como alimento para as bactérias benéficas que vivem em nosso intestino, que se multiplicam e promovem vários benefícios para esse órgão”, diz a especialista.

Cada porção de 5g do alimento produzido pela Sanavita, contém cerca de 4,6g de fibras. Como tem a aparência de um pó branco bem fininho, o produto pode ser incorporado na dieta ou misturado em água, sucos, leite, pois não altera o sabor e a cor dos alimentos. De acordo com Andrea , não há contraindicação para o uso do alimento. “O ideal é iniciar com uma porção ao dia, e se necessário, progredir até 2 a 3 porções. Em crianças, a partir de 2 anos, recomendamos que no início seja utilizado meia porção, progredindo com até uma porção ao dia”, finaliza.

Se após as mudanças na rotina e alimentação o problema não for solucionado, é preciso procurar um médico. A constipação pode ser sintoma de doenças como câncer de intestino, diabetes, problemas de tireóide, depressão e síndrome de intestino irritável (SII), que afeta cerca de 1,5 milhão de brasileiros.

Ficha técnica Regulare® Fibras – Sanavita:

Como usar: adicione 5g (1 colher de sobremesa) em alimentos de sua preferência.

Ingredientes: Polidextrose, inulina e oligofrutose (FOS)

Calorias: 6 kcal/porção

Preço sugerido: R$ 49,50 o pote com 250g.

Regulare Fibras® e outros produtos da Sanavita podem ser adquiridos na loja virtual da empresa www.sanavita.com.br, em pontos de venda em todo o Brasil ou ainda pelo fone

0800- 0554414.

Comentários

Postagens mais visitadas