Lançamento do livro: "Bembé do Mercado: 13 de Maio em Santo Amaro de Luzia Moraes no Barracão do Bembé, na Praça do Mercado, em Santo Amaro - Bahia


Lançamento do livro: "Bembé do Mercado: 13 de Maio em Santo Amaro", na Bahia, de Luzia Moraes, no dia 14/05 (sexta), às 19h, no Barracão do Bembé, na Praça do Mercado.
SINOPSE DO LIVRO E DVD
BEMBE DO MERCADO: 13 DE MAIO EM SANTO AMARO
O livro “Bembé do Mercado – 13 de Maio em Bembé do Mercado” visa comemorar os 120 anos do Bembé e tem como principal preocupação evocar a luta contra a escravidão e afirmar valores importantes da cultura afro-brasileira, mostrando a importância do 13 de Maio no calendário das lutas de libertação do povo negro brasileiro. O Bembé é uma festa de Candomblé que ocorre na cidade de Santo Amaro, na Bahia, que acarreta manifestações culturais como Maculelê, Capoeira, Samba-de-Roda, Chula, entre outras.
O Bembé do Mercado comemorou, no ano de 2009, 120 anos de existência, porém muito pouco foi registrado desse evento de proporções grandiosas. Pouco referencial teórico existe sobre o Bembé, ou quase nenhum, o que há, ainda hoje, sobre o que aconteceu no dia 13 de maio de 1889, são os relatos do povo santamarense, que nasceu e cresceu ouvindo as histórias do Bembé, iniciado por João Obá.
Dessa forma, o campo de pesquisa foi à cidade de Santo Amaro da Purificação, situada no Recôncavo da Bahia, onde aconteceu, e acontece, a comemoração da abolição da escravatura no Brasil, e onde estão as pessoas que participaram, e participam, desse evento que já se tornou um traço cultural que marca a trajetória de um povo que, no passado, sofreu com a escravidão.
Os depoentes são: Caetano Veloso (cantor e compositor), Jorge Portugal (apresentador e compositor), Mabel Velloso (escritora), Yeda Pessoa de Castro (etnolingüista), José Raimundo Lima Chaves “Pai Pote” (Pai de Santo), Zilda Paim (escritora), Marinalva Machado “Mae Iara” (Mãe de Santo), Ulisses Castro (cantor e compositor), Roberto Mendes (cantor e compositor), Francisco Porto “Chico Porto” (compositor e ex-secretário de Cultura e Turismo de St° Amaro), Claudionor Velloso “Dona Canô”, Nelson Elias (Professor de História), Maria Eunice Martins “Nicinha” (sambadeira), Marcos João (Professor de Maculelê), Raimundo Arthur (Pesquisador) e Maria do Carmo Salomão (Pesquisadora).
O livro Bembé do Mercado- 13 de Maio em Santo Amaro visa informar à sociedade brasileira que o 13 de Maio continua muito vivo ainda em uma cidadezinha do interior da Bahia, onde, há 120 anos, os negros tiveram a atitude de promover mudanças e de buscar conquistar os seus direitos de expressão na sua mais ampla significação.
CURIOSIDADES
·Bembé pode ter duas etimologias – (Yorubá) significando tambor e (Bantu) significando culto, louvor.
·O Bembé é o único Candomblé de rua do mundo
·O Bembé é a única comemoração conhecida da data 13 de maio (assinatura da Lei Áurea) em todo o Brasil.
·Os anos que não se comemorou o 13 de Maio, houve incidentes graves na Cidade, como grandes enchentes, explosão de fogos no Mercado, matando mais de 100 pessoas e deixando 500 feridas, acidentes de automóvel com figuras importantes, entre outros. Assim, todos da região sabem que aquele que impedisse o Bembé do Mercado sofreria um castigo exemplar, que poderia se refletir em toda a região.
·O cantor e compositor Caetano Veloso (santamarense) fez uma música mencionando o 13 de Maio de Santo Amaro, fazendo uma bonita alusão ao Bembé do Mercado.





Comentários

Postagens mais visitadas