Economizar energia elétrica é ganho para a economia e o meio ambiente
Especialistas no assunto afirmam que umas das maneiras de evitar os "apagões" é que a sociedade economize, e já. “Ao comprar um produto, é importante verificar se ele tem o selo da Procel (Programa Nacional de Certificação Elétrica) e do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que garantem que o produto tem o consumo mínimo de energia”. Outra maneira é não deixar os aparelhos em espera. De acordo com a advogada, “mesmo nessa condição, há consumo de energia, cerca de 10 a 15% do que é consumido no mês. Isso pode trazer um alto custo para o consumidor”. Usar a luz natural é outro recurso inteligente e econômico.
Por conta do calor intenso, muitos consumidores compram os aparelhos de ar-condicionado. Entretanto, é de extrema importância que essa aquisição seja consciente. O aparelho deve ter a potência adequada ao espaço que vai ser refrigerado, pois evita desperdícios. Uma outra dica da dra. Poliana Carlos, é que em casa o consumidor acumule o maior número de roupas para passar e lavar. Utilizando o ferro ou a máquina em menor quantidade, a economia é maior no final do mês.
O programa Comando da Esperança vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 8h, pela Super Rádio Brasil — 940 AM, emissora da Boa Vontade, no Rio de Janeiro, RJ. Para outras informações, ligue: (21) 2518-0940
Fonte: www.boavontade.com / texto: Isabela Ribeiro
Comentários