Os benefícios nutricionais do arroz e feijão

A dupla feijão e arroz é tradicional no prato do brasileiro. Mesmo com muita gente substituindo essa combinação por alimentos industrias ricos em gorduras e pobres em nutrientes, o conjunto vem resistindo e continua fazendo parte da dieta alimentar. Muitos problemas de saúde são causados pela falta deles no organismo.

O número de pessoas obesas cresceu significativamente. Isso porque o arroz e o feijão são fontes ricas em carboidratos, que são facilmente consumidos pelo nosso organismo. Os novos hábitos alimentares são fartos em lipídeos, que, quando em excesso, ficam acumulados no corpo, causando o sobrepeso.

No programa Viver é Melhor, a nutricionista Denise Pontes Vale apresentou as vantagens nutricionais que o arroz e o feijão, juntos, proporcionam à saúde. O arroz é um cereal, rico em carbono, ferro e vitaminas. O feijão é leguminosa rica em vitaminas do complexo B, ferro e cálcio. "A combinação dos dois completa o aminoácido que falta no outro. Melhora a qualidade da proteína no organismo", explica.

"Eles não contêm glúten; portanto, também são indicados para portadores da doença celíaca", relatou. Nas prateleiras dos mercados existem uma variedade grande de arroz e feijão. Contudo, diabéticos devem ingerir a dupla com moderação.

Segundo a nutricionista, o arroz integral é o melhor. "Por ser integral, ele é muito mais rico em fibras; consumido com feijão, favorece o bom funcionamento do intestino." Mas a especialista adverte que é importante evitar o excesso de gordura no preparo desses alimentos.

Quem precisa perder peso tem na combinação desses alimentos um aliado."Emagrece mais rápido quem consome arroz e feijão, em vez de fazer substituições por massas ou pular a refeição", orientou.

O arroz e o feijão são alimentos baratos, abundantes no País e possuem alto valor nutritivo. Ao manter uma dieta alimentar com essa dupla, você garante saúde e bom funcionamento do organismo. Crianças e idosos não podem abrir mão desses alimentos, pois eles são fundamentais para a manutenção de proteínas importantes para o crescimento e fortalecimento dos ossos.

Acompanhe o programa Viver é Melhor, às 14 horas, pela Super Rádio Brasil — 940 AM, emissora da Boa Vontade no Rio de Janeiro. Outras informações: (21) 2216-7940.

Comentários

Postagens mais visitadas