Teatro: Zorro - O musical

Jarbas Homem de Mello (Diego) e Camilla Camargo (Luiza)


Não há encanto semelhante que se possa comparar com o do teatro: capaz de construir mundos em que a realidade não nos prende ou sufoca, em que tudo possui o valor de um sonho impossível. Embarcar em uma história envolvente é desprender-se da vida e adquirir o mesmo gosto pela magia que houvera na infância. Porque, conforme o tempo e, por conseguinte, suas responsabilidades adquiridas, vamos perdendo a essência pelo que há de mais belo no mundo: a imaginação.
A peça Zorro– O Musical é um bom exemplo de como não há idade para viajar em histórias cheias de ação, e de como é possível abandonar, por um momento, a nossa realidade diária, sempre monótona e semelhante. As luzes se apagam por um momento, a escuridão permeia os batimentos cardíacos, todos à espera que o espetáculo comece. E então, quando as cortinas se abrem, outra dimensão é mostrada para nossos olhos acostumados ao caos diário das ruas.
Os figurinos são impecavelmente costurados à trama e ao personagem, adornados com a inerente perfeição de grandes produções. Os atores ocupam todo o espaço do palco com seus movimentos ativos e suas vozes que preenchem a trama com um frêmito de beleza e arrebatamento. E cada cena prende a atenção do público ainda mais. O cenário mostra que a peça é uma ótima obra teatral, e a habilidade com que os personagens se desenrolam dá o tom surpreendente ao roteiro. Os componentes da trama misturam uma trilha sonora envolvente, coreografias de profunda demonstração de vigor e graça, lutas de esgrima com valor realístico, bem como a mensagem de uma paixão incontrolável e de um infinito sonho por liberdade e paz.
Somos estimulados a estar dentro da história, a tentar acompanhar as ações dos atores, a sentir com todo o corpo o poder da música e de arte da encenação. Todos os sentidos são aguçados, porque apenas ver não basta - é preciso viver o teatro. E a peça propõe que todos que estejam assistindo embarquem na profusão do momento, desfrutando com a sensibilidade da percepção a delicadeza e intensidade de cada ato.
E quando tudo acaba, ficamos com o coração alarmado, devido ao tamanho da emoção que nos foi proporcionada. Por alguns segundos perdemos a conexão com o mundo exterior, tudo fica em estado de pausa – enquanto os aplausos ecoam alto. Os passos voltam para casa, mas a memória nunca será a mesma: porque a lembrança guarda emoções fortes que o esquecimento habitual não tem capacidade de apagar facilmente. O teatro é a arte de contar a vida, de expressá-la em sua plenitude, mesmo que na irrealidade. Porque é preciso fugir de nós mesmos, para nos encontrarmos. Então, revendo todos os aspectos, é possível dizer que estar em espetáculos como esse é viver intensamente os sonhos inconscientes que nossas imaginações de antigamente teciam, e que por ora, vamos esquecendo enquanto os anos nos chegam – e passam.

Nome: Zorro – O musical
Local: Shopping Eldorado – São Paulo
Quando: Sexta, Sabado e Domingo até dia 31 de Outubro
Mais informações: www.zorromusical.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas