Conheça os fatores para ter uma boa noite de sono

Vários fatores são relevantes para uma boa qualidade de vida. Uma boa noite de sono é uma delas. Porém, uma pesquisa da Sociedade Brasileira do Sono mostrou que 43% dos brasileiros não têm um sono restaurador e apresentam sinais de cansaço no decorrer no dia.

Uma noite ruim também apresenta mal-humor, dores de cabeça e dificuldade de concentração.

Os distúrbios não permitem um sono reparador, de acordo com o dr. Ricardo Castro Barbosa, mestre em distúrbios do sono pela USP. Para ele, a população adulta deveria dormir 8 horas, ou seja, um terço do dia. “Tem que ser reparador e dar qualidade de vida no dia seguinte”. Porém, se algo aumenta o tempo de sono ou o diminui, haverá perturbações durante o dia.

Uma noite inteira de sono ininterrupto é algo muito valioso. Muitas pessoas sofrem de um ou mais dos cerca de 90 transtornos do sono classificados atualmente. De acordo com o especialista: “Bruxismo, ronco, apneia do sono e insônia são algumas das causas de noites mal dormidas”. O bruxismo é caracterizado pelo ranger dos dentes. Esses pacientes podem sofrer fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. As causas deste problema podem ser a tensão emocional e o fechamento inadequado da boca.

Outro problema muito comum é o ronco. “É o barulho da respiração, um distúrbio respiratório sonodependente”. Algumas vezes, é possível tratar com mudanças de posição para dormir, ou eliminando hábitos como beber, fumar e fazer grandes refeições à noite.

O problema maior do ronco não é o desconforto que provoca nos outros. É a possibilidade de ocorrerem interrupções na respiração, a apneia do sono, que é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite. É preciso buscar tratamento adequado, pois a apnéia pode afetar vários órgãos do corpo. "Começa a faltar oxigênio para o organismo, que vai se defender de algumas formas, aumentando a pressão arterial, a frequência cardíaca".

Na ocasião, o dr Ricardo Castro Barbosa, que também é odontologista, afirmou que os fatores emocionais atrapalham na qualidade de sono.

Dicas para um sono tranquilo:
- Beber uma xícara de leite morno com mel antes de dormir é uma boa pedida, pois o leite age como um indutor natural do sono e o mel facilita a absorção dos componentes do leite pelo cérebro.
- Evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras em geral, antes de dormir.
- Evitar bebidas estimulantes como chá preto, chá mate, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estimulam o sistema nervoso central.
- Diminuir a quantidade de alimento ingerido na última refeição, principalmente se realizada poucas horas antes de dormir.
- Tomar banho morno antes de dormir, usar roupas leves, ler um livro e ouvir uma música para relaxar também são boas sugestões.
- Especialistas sugerem criar um hábito, espécie de ritual antes de dormir, para que o organismo perceba que está na hora do descanso.
- Dormir sempre no mesmo horário.

Comentários

Postagens mais visitadas