Félix Omidire lança CD Iorubá " Pèrègún em Salvador

Pèrègún e outras Fabulações da Minha Terra


(Contos cantados Iorubá-Africanos)

Nesta quarta, dia 22/12, às 18h o CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais - fará uma Noite de Autógrafos do Livro e CD "Pèrègún e outras Fabulações da Minha Terra" de Félix Ayoh'OMIDIRE e sua família: Anike Ruth  Ayoh'OMIDIRE, Ifedayo  Ayoh'OMIDIRE, Omotunde  Ayoh'OMIDIRE e Olufikayo  Ayoh'OMIDIRE.

O evento vai contar com uma breve palestra sobre a Cultura IorubÁ com Félix Ayoh'OMIDIRE e pocket show da Família OMIDIRE com os Alabés do Gantois e participação especial do cantor J. Veloso que é o Diretor Artístico do CD.

Endereço:  Praça Inocêncio Galvão , 42 - Largo 2 de Julho
TEL: (71) 3283 – 5501

EMAIL: CEAO@UFABA.BR


Um pouco mais do Pèrègun
Cantigas do domínio público yorubá-africano adaptadas e modificadas por Félix Ayoh'OMIDIRE

(Professor doutor da Obafemi Awolowo University, Ile-Ife, Nigéria e Coordenador do Curso de língua, cultura e civilização yorubanas no CEAO/UFBA)

Pèrégún é um CD totalmente voltado para os contos cantados em iorubá-africanos, que fazem parte do acervo cultural do povo iorubá-afriacano, oralmente transmitido de geração em geração através dos séculos. Onde quer que se encontrem os iorubanos, seja na sua terra nativa no continente africano, seja em qualquer outro lugar diaspórico do Novo Mundo – Brasil, Cuba, Haiti, Trinidad e Tobago ou mesmos nos Estados Unidos – subsistem sempre a reprodução dos contos como autênticos documentos da sua memória cultural.


Breve apresentação do CD Pèrègún
 O CD Pèrègún e outras fabulações da minha terra é uma coletânea apresentada no exercício da memória de Félix Ayoh'OMIDIRE que oferece a oportunidade de entrar em contato com narrativas de uma cultura com a qual a maioria dos afro-brasileiros, consciente ou inconscientemente, vem dialogando há muito tempo. Com produção de Luzia Moraes, direção artística de J. Velloso e participação de Luciano Salvador Bahia, Paulinho Dafilin, Rain Rodriguez, Luciano Calazans e DJ Patife, junto com a percussão dos Alabés do Gantois o CD abre as vozes de Anike Ruth Omidire e Félix Ayoh'OMIDIRE (coro): Ifedayo Imanuela Ayoh'OMIDIRE, Omotunde Mª-Benedicta Ayoh'OMIDIRE e Olufikayo Adeife Pe-Antonietta Ayoh'OMIDIRE para o mundo ouvir os contos cantados da Nigéria.
A importância do CD Pèrègun
 Os contos (narrativas curtas) sempre tiveram um papel importante na formação de jovens e na constituição das histórias das sociedades –ágrafas ou não – fato que atesta que as sociedades humanas utilizavam o texto oral como base para constituir tradições, firmar princípios, transmitir informações, enfim, o texto oral exercia a função que hoje, nas sociedades globalizadas, é exercida pelos meios de comunicação de massa e a música é uma das formas, ou se não a forma mais objetiva e prazerosa para a continuidade dessas narrativas nesse contexto e de atingir o grande público para as questões das ações afirmativas na luta da manutenção do povo e da cultura negra.

Comentários

Postagens mais visitadas