Minha querida São Paulo completa 457 anos

Foto: Rubens Chiri | Divulgação
Conhecida como a terra da garoa, a cidade de São Paulo completa 457 anos hoje, neste dia 25 de janeiro. Capital financeira do país, a maior cidade da América Latina oferece uma grande variedade de atrações culturais e belos cartões postais.

Segundo dados do IBGE, São Paulo tem uma população de 10.886.518 habitantes.   Anualmente, 11 milhões de pessoas visitam a cidade. São turistas vindos da Europa, EUA, Canadá, América Latina, Ásia e diversos municípios brasileiros. Das visitas, 50% são a negócios, 39% a lazer e 11% diversas - para cuidados com a saúde, participação em cursos ou visita a parentes.

São Paulo, a maior cidade da América Latina, completa 457 anos nesta terça
 A sexta cidade  maior do planeta estará em festa neste dia 25 de janeiro, pois comemora mais um aniversário!
São Paulo, ou Sampa, como também é chamada, tem 160 teatros, 110 museus, 40 centros culturais, 64 parques e áreas verdes, 294 salas para shows e concertos, sete estádios de futebol, um autódromo internacional, além de uma infinidade de bares e casas noturnas. A capital do Estado também é capital gastronômica, com 12,5 mil restaurantes. São 52 tipos de cozinha refletindo toda a diversidade cultural que ajudou a formar a cidade.

O tradicional show que comemora o aniversário da cidade no dia 25 de janeiro será realizado na Avenida Ipiranga, próximo à Praça da Republica. O evento contará com a presença de artistas paulistanos que cantarão grandes sucessos musicais que homenageiam a cidade.



Na próxima terça-feira (25/1), São Paulo completa 457 anos de existência e todos os paulistanos estão convidados a festejar o aniversário no berço da cidade: a região central. Para animar o feriado, a Prefeitura de São Paulo preparou uma grande comemoração, com atrações culturais, esportivas e turísticas.


Quantas canções são necessárias para homenagear uma cidade com mais de 11 milhões de habitantes? No show de aniversário, grandes artistas se reunirão da avenida Ipiranga, na altura da Praça da Rebública, para cantar as músicas que falam da vida e da paisagem paulistana. No dia 25 de janeiro, a partir das 19h, clássicos de Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Originais do Samba, Itamar Assumpção e Adoniran Barbosa serão interpretados por músicos como Rappin’Hood, Maria Gadú, Paulo Ricardo e Mallu Magalhães.


Quatro grandes nomes do rock formaram uma banda especialmente para a festa: a bateria será de Japinha, do CPM22, o baixo será de Mingau, do Ultraje a Rigor, e as guitarras ficarão por conta de Andreas Kisser, do Sepultura, e de André Cristovam. O grupo promete emocionar, tocando em companhia da Orquestra Sinfônica Municipal.


Todos estão convidados a declarar seu amor por São Paulo enviando imagens, mensagens e músicas para o site www.spaocubo.com.br. As homenagens serão exibidas em um cubo multimídia de 7 metros, uma grande intervenção urbana interativa que será instalada na Praça da República.


Vale do Anhangabaú


A festa começa mais cedo no Vale do Anhangabaú, que receberá serviços e atrações culturais na quarta edição do Vale da Participação e Parceria. O palco principal terá 9 horas de shows, com direito a muito samba, pagode, reggae, sertanejo e pop. As atividades iniciam-se às 9h com o grupo Ponto Zero. Passam pelo palco João Pedro e banda Fruto do Meu Suor, Chimarruts, Turma do Pagode, Samprazer e Michel Teló. A partir das 10h, a Tenda Cultural se transformará em uma pista de dança, com o Baile da Melhor Idade e, às 14h, o Baile Black. Para completar a comemoração, as famílias poderão brincar com escorregador, escalada e tirolesa Multifuncional. Para participar da diversão, é só doar um quilo de alimentos não-perecíveis, um produto de higiene ou de limpeza. As doações serão encaminhadas à Defesa Civil de São Paulo, que as enviará às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.


São esperadas mais de 50 mil pessoas, que terão a disposição, na tenda das Coordenadorias, atendimentos dos Centros de Referência de Combate à Homofobia e ao Racismo. No mesmo espaço, mulheres vítimas de violência doméstica encontrarão apoio jurídico. Haverá ainda um Telecentro móvel, com 20 computadores e acesso à internet.


Passeios


O feriado também é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a região central da Cidade. Das 9h às 16h, sairão do Páteo do Colégio passeios gratuitos em um trólebus da década de 1940, que passará por algumas das principais atrações turísticas da Capital, como o Edifício Itália, o Teatro Municipal, o Edifício Martinelli o Banespa e a Catedral da Sé. Durante 40 minutos, os participantes aprenderão sobre a história de São Paulo com guias especializados.


O aniversário da Cidade marca também o encerramento do World Bike Tour. A volta ao mundo 26 dias terá a chegada em São Paulo, às 9h. Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, adultos e crianças, com e sem deficiência, farão um grande passeio de bicicleta que partirá da Ponte Estaiada e irá até a Universidade de São Paulo. A idéia é conscientizar a população para a prática de esportes e para a utilização de meios de transporte menos pouluentes.


Fotografia


Para registrar as inúmeras faces de uma das maiores metrópoles do mundo, a secretaria de Cultura organizou uma Jornada Fotográfica especial, com 24h de duração. Das 18h do dia 22 de janeiro às 18h do dia 23, grupos de fotógrafos sairão de hora em hora do Telecentro Olido – Cibernarium, na região central, para capturar imagens de São Paulo. Em tempo real, todas as fotos serão disponibilizadas na internet a partir do telecentro e comporão uma homenagem à capital.


Outras atrações


IV Vale da Participação e Parceria comemora o aniversário da cidade
Biblioteca Mário de Andrade reabre dia 25 de janeiro

Passeio de Trólebus vturísticos de São Paulo


Um pouco de história

A cidade de São Paulo foi fundada pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega em 1554. São Paulo era, então, o povoado de Piratininga. Após 157 anos, foi elevada a condição de cidade por decisão do rei de Portugal. Em 1815, se transformou na capital da Província de São Paulo.

Durante o século XVI, São Paulo foi ponto de partida das bandeiras, expedições que exploravam o interior do Brasil em busca de metais preciosos e índios, para trabalhar como escravos. No século XIX, a cidade ganhou sua primeira faculdade, com o curso de Direito, no Largo São Francisco. A partir daí, passou a ser um importante centro intelectual e político.

São Paulo se tornou centro econômico no final do século XIX, com a expansão da cafeicultura. Nesse período, mais da metade da população da cidade era composta por imigrantes, que vinham de vários países para trabalhar na lavoura de café.

Na década de 1940, a indústria passou a comandar a economia da cidade.  A necessidade de mão de obra fez com que muitos brasileiros, principalmente do Nordeste, migrassem para São Paulo. Nos anos 70, as indústrias passaram a se instalar em municípios da região do ABC. Nesse período, o setor de serviços passou a ter maior destaque na economia paulistana. Hoje, São Paulo é o centro financeiro da América Latina e continua a receber pessoas vindas de todas as partes do Brasil e do mundo, sempre com tolerância e respeito às diversidades culturais.


Informações :Secretaria de Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas