CHITA FINA RECEBE CONVIDADAS ESPECIAIS NO PELOURINHO



Chita Fina recebe convidadas especiais no Pelourinho


Dia 02/06 (quinta-feira), às 20h, na Praça Quincas Berro D'água (Pelourinho), o grupo de instrumentistas e cantoras baianas "CHITA FINA", recebe ícones da musicalidade local para uma noitada de muito samba de roda e alegria.

Formado em 2009 por instrumentistas da escola de música da UFBA e cantoras residentes na Bahia, o Grupo Chita Fina reafirma a diversidade da música brasileira.

Sete meninas "baianas” foram buscar inspiração musical na chita, que durante séculos cobriu o corpo de trabalhadores rurais, senhoras e mocinhas do interior. Hoje, cultuado no cobiçado mundo da moda e do design, o tecido de algodão com desenhos florais é símbolo para o Grupo Chita Fina expressar a diversidade cultural do país. O trabalho finca a identidade na riqueza da cultura popular brasileira.

Inspiradas em sons originados do Recôncavo baiano, através dos mestres Roberto Mendes e Roque Ferreira, do samba-rock (Jorge Ben Jor, Wilson Simonal), do samba de primeira (Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Cartola) e da MPB (Chico Buarque, João Bosco, Nelson Gonçalves), Neila Alcântara, Poliana Coelho, Isabela Rego, Erica Sá, Ingrid Steinhagen, Geovana Franco e Tacila Almeida unem experiências e linguagens numa proposta musical genuinamente brasileira. Juntas, mostram que valorizar a canção de raiz é o mesmo que bater no peito e reafirmar-se, com orgulho, a "brasileirice".  

O grupo tem como “carro-chefe” um samba do glorioso Roque Ferreira, música que deu nome ao grupo.
Chita Fina em 2010 criou o movimento de show’s “O samba mandou me chamar”, uma grande roda de samba participativa que teve o grupo como condutor, convidando artistas e compositores consagrados pelo samba. O início deste movimento foi no Teatro XVIII - Direção artística: Fernando Marinho, e contou com as ilustres participações do maestro Letieres Leites, do baixista André Tiganá, do cantor Roberto Brito, Grupo Cama de Voz e Walter Queiroz. A partir deste movimento, a banda foi convidada para participar do projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia “Espicha Verão” – Porto da Barra.

Em 2011, o grupo dar continuidade ao repertório dançante, através dos show’s “Na Roda do Samba”, fazendo do samba um caminho para trazer à tona personagens do universo baiano tendo o grupo como condutor.

Na Roda do Samba com Chita Fina

Convidadas: Alobened – Carla Visi – Nadjane Souza (Olodum) e Tais Nader
Quinta-feira (02/06/2011) – Às 20h
Praça Quincas Berro D’Àgua (Pelourinho) – Entrada Livre

Fotos de: Didica Vasconcelos

Comentários

Anônimo disse…
Fotos de Didica Vasconcelos

didica.couto@hotmail.com
Anônimo disse…
Foto de Didica Vasconcelos
didica.couto@hotmail.com

Postagens mais visitadas