MÉDICOS BRASILEIROS AVANÇAM NO USO DE TÉCNICAS MINIMAMENTE INVASIVAS PARA A COLUNA

Largamente utilizadas nos EUA e Europa algumas técnicas minimamente invasivas para cirurgias da coluna estão chegando ao Brasil e se difundindo cada vez mais entre os especialistas do nosso país. Essas técnicas consistem em uma série de procedimentos muito menos agressivos que os tradicionais, e juntas elas compõem um novo conceito em cirurgia da coluna, que beneficia diretamente o paciente.


Atualmente todas as áreas cirúrgicas caminham para procedimentos menos agressivos e mais efetivos. As técnicas minimamente invasivas são realizadas através de pequenas incisões, diminuem a agressão aos tecidos, reduzem o tempo de internação e proporcionam recuperação mais rápida ao paciente. "Antigamente as cirurgias de coluna eram baseadas praticamente em descompressão e fixação do segmento operado. Hoje o grande desafio está na realização de procedimentos em que a descompressão de um nervo afetado seja eficiente sem criar instabilidades que necessitem de fixação da coluna."- explica o neurocirurgião Dr. Marcelo Perocco, membro do Grupo de Técnicas minimamente Invasivas da AACD.
Abaixo seguem algumas das maiores novidades, técnicas e tratamentos minimamente invasivos disponíveis atualmente no Brasil:

1) TRATAMENTO DE HÉRNIA DE DISCO POR ENDOSCOPIA - O tratamento das hérnias discais por endoscopia são realizadas através de punção e retirada do fragmento de disco que comprime o nervo. São utilizadas punções de 3 a 7 mm, dependendo do tamanho da hérnia. Neste tipo de modalidade utilizamos o JATO D'AGUA, RADIOFREQUENCIA E LASER para a retirada do disco. "Essas técnicas podem ser realizadas em todos os níveis da coluna: torácica, lombar e CERVICAL que recentemente foi lançada no Brasil através da equipe de pesquisas da AACD .

2) SIFOPLASTIA E VERTEBROPLASTIA (UTILIZADAS PARA O TRATAMENTO DE FRATURA OSTEOPORÓTICAS - MAIS COMUM EM PESSOAS IDOSAS) - As fraturas eram tratadas com fixação de coluna e cirurgias mais agressivas, agora esse tipo de problema pode ser solucionado com punção e injeção de cimento ósseo. Na técnica convencional a correção de fratura era realizada aberta e com o uso de parafusos, o que resultava numa recuperação muito mais lenta e complicada para o paciente.

3) TRATAMENTO DE ESTENOSE DE CANAL COM A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇADORES INTERESPINHOSOS DINÂMICOS: Técnica que permite a expansão do canal vertebral nos casos de estreitamento do canal lombar. O estreitamente ocorre pelo crescimento desordenado de ligamentos causando compressão dos nervos e dificuldade para a pessoa ficar em pé e andar. Esse estreitamento com as técnicas tradicionais costumam ser tratados com a retirada do tecido ósseo e ligamentar, e fixação com parafusos e hastes, demorando em média de 3 a 4 horas de cirurgia (a maioria dos pacientes são idosos). Com a técnica minimamente invasiva são colocados os espaçadores liberando o canal, a duração cirúrgica é de 40 a 60 minutos.

4) SISTEMA DE ESTABILIZACAO DINAMICA LOMBAR. SISTEMA DYNESYS é utilizado em substituição às artrodeses antigas, foi desenvolvido por um francês e funciona como um amortecedor extra, dando estabilidade ao segmento da coluna operada.

5) PRÓTESES DE DISCO CERVICAL - Utilizada na região da coluna cervical quando há necessidade de estabilização da coluna, preservando o movimento do segmento operado. Utilizado em pacientes jovens e ativos fisicamente.
 
PERFIL DR. MARCELO PEROCCO LUIZ DA COSTA



- Médico pela Faculdade de Medicina Unoeste e neurocirurgião pela Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficencia de São Paulo;


- Membro Titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia;


- Membro World Federation of Neurosurgical Societies;


- Membro SMISS - Society For Minimally Invasive Spine Surgery;


- Membro da Equipe de Técnicas Minimamente Invasivas para a Coluna do Hospital Abreu Sodré, AACD;


- Membro do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Santa Paula, equipe do Dr. Rogerio Fabbrini;


- Membro do Grupo de cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral na equipe do Dr. Pil Sun Choi.

Comentários

Postagens mais visitadas