Desafios para um ensino de qualidade

Especialistas compartilham experiências em congresso na capital paulista

Içami Tiba concede entrevista durante o evento
 Teve início na quarta-feira, 29 de junho, o 10º Congresso Internacional de Educação da LBV, em São Paulo/SP. O evento prosseguiu até sexta-feira, 1º de julho, com  palestras e oficinas, que discutiram o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”. A abertura oficial foi feita com a Prece Ecumênica de Jesus, Pai-Nosso, seguida pela interpretação do Hino Nacional Brasileiro pelo Coral e Instrumentistas Infantojuvenis Boa Vontade.

Alziro Paolotti de Paiva, representando na ocasião o diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, deu as boas-vindas ao público e aos palestrantes, congressistas e autoridades presentes. Entre os que prestigiaram a abertura do encontro, a professora Lúcia Camini, coordenadora-geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, declarou: “Que a gente possa estar junto nessa grande tarefa de valorização do ser humano no Brasil”. O dr. João Grandino Rodas, magnífico reitor da Universidade de São Paulo (USP), também ali presente, afirmou: “A Universidade de São Paulo não poderia deixar de trazer as saudações de seus 110 mil integrantes. (...) É importante que a universidade agradeça a todas as pessoas que contribuíram para este 10º Congresso, começando pela LBV”.

O que há de comum entre os pesquisadores e docentes, estudantes de Pedagogia, gestores de estabelecimentos de ensino e profissionais de áreas afins, reunidos no Congresso de Educação da LBV, é a discussão sobre a importância de agregar valores à formação intelectual e humana do aluno, com vistas a firmar um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, para a promoção da Cultura de Paz. No primeiro dia, o público acompanhou a palestra do dr. Içami Tiba, psiquiatra, consultor de família e escritor, que abordou o tema: “Quem ama educa: formando cidadãos éticos”. Ao comentar a postura de educadores, o psiquiatra alertou: “Quem permanece feliz com o seu sucesso, daqui a pouco, é obsoleto. (...) Experiências mostram que crianças satisfeitas não têm ambições. Nós temos que saber motivar as crianças a ‘aprender a aprender’”.

Até sexta-feira, a programação contemplou palestras com profissionais e especialistas de renome, a exemplo da diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria Luiza Martins Aléssio; da doutora em Educação Neide de Aquino Noffs, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); do mestre em Educação Jairo de Paula; da pedagoga Silvana Pepe; de Sueli Ramalho Segala, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; do mestre em Didática das Ciências Vasco Pedro Moretto; e da supervisora da linha pedagógica da LBV e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto, Maria Suelí Periotto.

O 10o Congresso Internacional de Educação da LBV reservou, ainda, 14 oficinas pedagógicas: “Apresentar valores versus educar com valores”; “Contando histórias para aprender e brincar”; “Cultivando novas ideias: inovando o conhecimento da arte”; “Descobrindo o encantamento do alfabetizar”; “Dinâmica da vida: o contexto na aprendizagem”; “Estimulação motora e seu papel no desenvolvimento infantil”; “Leitura e avaliação: estratégias para fidelizar o educando”; “Literatura infantil: contar e encantar”; “Motivação contínua nas ações da educação infantil e séries iniciais”; “Musicalização para um despertar interdisciplinar”; “O brincar como eixo norteador do desenvolvimento e da aprendizagem”; “Resolução de situações-problema: um desafio”; “Trocando figurinhas na arte de aprender brincando”; e “Utilizando novas tecnologias nas aulas de Ciências Humanas”.

Para outras informações, acesse o hotsite www.boavontade.com/congressodeeducacao ou ligue: (11) 3361-6078 e 3225-4590.

Comentários

Postagens mais visitadas