Prefeitura do Rio de Janeiro leva protótipo do VLT ao Centro

Rio de Janeiro- O prefeito Eduardo Paes inaugurou o espaço de exposição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Praça Marechal Floriano, na Cinelândia, no Centro. Futuros passageiros do VLT poderão visitar o vagão e conhecer os detalhes deste novo modelo de transporte na cidade, que ligará o Centro e a Região Portuária a partir de 2016.





























O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste domingo (22/03) espaço de exposição do protótipo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Praça da Cinelândia, como parte das comemorações pelos 500 dias que faltam para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Futuros passageiros já podem conferir e tirar todas as dúvidas sobre os bondes que cruzarão o Centro e a Região Portuária a partir do ano que vem. O veículo fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h. O novo modelo de transporte integrará barcas, Aeroporto Santos Dumont, trens, metrô, teleférico do Morro da Providência, ônibus convencionais e BRTs (Bus Rapid Transit).  






















  - O VLT vai ser o grande integrador de todos os modais de transporte da Região Metropolitana do Rio, não só da cidade. Todo mundo que chegar de barca, de trem, de metrô, de BRT, de avião no Rio de Janeiro vai ter acesso a esse transporte moderno, ecologicamente correto, que vai permitir tirar carros do Centro da cidade. Essa é uma evolução que a cidade esperava há muito tempo, um bonde moderno, a volta daquilo que nunca deveria ter saído do Rio de Janeiro. Abrindo a semana dos 500 dias que faltam para as Olimpíadas esse é mais um legado - explicou o prefeito.    

O público poderá visitar as instalações internas do protótipo, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a um vídeo com a simulação detalhada do trajeto e funcionamento do VLT Carioca, que deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2016. Visitantes também poderão conhecer os principais marcos do projeto e do processo de revitalização das regiões central e portuária da cidade em exposição a céu aberto. Morador de Vila Isabel, Antonio Máximo visitou o espaço e pôde tirar as dúvidas que surgiram enquanto ele circulava pelo Centro e via as obras do VLT:

 - Consegui tirar todas as dúvidas que tinha sobre a circulação do VLT. Achei muito confortável e apoio a iniciativa.   























Um dos mais importantes legados à população que será deixado a partir do processo de revitalização do Centro e da Região Portuária do Rio de Janeiro, o VLT Carioca é um projeto da Prefeitura do Rio. As obras começaram em 2014, no Túnel Ferroviário sob o Morro da Providência, e atualmente avançam por toda a extensão da avenida Rio Branco. As intervenções do VLT Carioca estão em andamento também na Rua General Luiz Mendes de Morais, no Santo Cristo,  e na Via Binário do Porto, incluindo o Túnel da Saúde (Nina Rabha), que tem passagem exclusiva para o novo modal. Outra intervenção em curso é a construção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), na Gamboa, próximo à estação do Teleférico do Morro da Providência. O primeiro trecho do VLT, ou Rede Prioritária, tem aproximadamente 28 km de extensão e 32 paradas ligando a Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. O segundo trecho fará a interligação entre a Central do Brasil e a Praça XV.    

- É um novo modal, a população precisa se habituar a ele. Esse é um veículo que no mundo todo é utilizado em convívio com pedestres, então a população precisa conhecê-lo e aqui está a oportunidade de acontecer esse primeiro contato com as linhas que existirão e com o modelo. Nós estamos estudando a maneira de bilhetagem, quanto custará, mas certamente esse é um transporte onde a prefeitura buscará um formato que onere o mínimo possível os passageiros - pontuou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani. 
























O VLT é um novo modal que promoverá a integração atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes e conectando passageiros nas regiões que compõem a área central da cidade. Cada carro do VLT Carioca trafegará com velocidade média de 17 km/h e transportará até 420 passageiros. O sistema de pagamento prevê utilização do Bilhete Único e validação voluntária. Assim que todas as linhas estiverem operando, o veículo terá capacidade para transportar até 300 mil passageiros por dia. Os intervalos entre um trem e outro poderão variar entre três e 15 minutos, de acordo com a linha, demanda e horário.    

O VLT Carioca será um dos primeiros do mundo sem uso das catenárias, cabos aéreos para captação da energia elétrica. O fornecimento se dará com a Alimentação de energia Pelo Solo (sistema APS), método adotado em grandes cidades europeias. Além disso, os vagões serão climatizados e contarão com sistema de alto-falante e de câmeras de vigilância, acessibilidade e oito portas por lateral. A circulação será 24 horas por dia e as paradas vão contar com painéis informativos sobre tempo e destino.

Todos que  esteviveram  na inauguração elogiaram  o sistema e acreditam  que  as Olimpíadas na " Cidade Maravilhosa" serão um sucesso

Fotos:Beth Santos

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