Fórum da ABIME em São Paulo com consulesa da França Alexandra Loras

                 Palestra sobre: Internet a Arma para lutar contra o preconceito,que acontecerá na abertura do Fórum dia 14, para jornalistas, que chegarão de vários estados do Brasil.


Palestrante: Consulesa da França Alexandra Loras

Quem é Alexandra Baldeh Loras


Fomos recebidos, eu e meu marido, na bela residência, no Jardim Europa em São Paulo, pela elegante e sorridente  Alexandra Baldeh Loras, 37, francesa de origem muçulmana e judaica, que  vive no Brasil há dois anos, em São Paulo, como Consulesa da França.
Ela  uma jovem senhora,  linda, meiga e com sorriso cativante, que nos apresentou sua casa, muito agradável, seu marido o diplomata Damien Loras, consul da França em São Paulo.

Filha de mãe pertencente a uma rica e tradicional família de industriais franceses, Alexandra é a única negra entre os cinco irmãos, frutos dos quatro casamentos da mãe. Seu pai era um africano, da República de Gâmbia
Alexandra sempre viveu com a mãe somente entre brancos, inclusive no colégio parisiense de freiras onde estudou – e onde veio a sofrer com as primeiras manifestações de preconceito racial dirigidas a si. Já adulta, decidiu sair em busca de suas origens e passou um mês na aldeia onde o pai nasceu. Na África, foi hóspede da própria avó, que sempre desejara conhecer a neta francesa.
Formada em Ciências Políticas e estudiosa do fenômeno da Integração, ela assina um blog sobre minorias:( www.alexandraloras.com) e é também jornalista.
Alexandra fez tese de Mestrado na prestigiosa Sciences Po universidade, onde se forma a elite política da França. Ela diz que na França do Poder e na Televisão, onde trabalhou nos canais France 3 e TF1, era a única negra, afirma que lá a minoria é rejeitada.

Estudos e Carreira


Em 2010, lançou o livro intitulado Beauté Noire (Ed. ENCRE), uma coletânea de dicas de beleza para mulheres negras.
Alexandra Baldeh Loras começou sua carreira na televisão em 2007, como apresentadora do especial de Revéllion, La nuit des ceintures d’or. Ainda no mesmo ano, foi chamada pela rede Equidia para co-apresentar o programa Théma, ao lado do jornalista Pascal Hernandez.
Em 2008 foi contratada pela emissora TF1 para produzir o especial musical “On a tous dans le coeur”, para o qual entrevistou celebridades como Liza Minnelli5 e Annie Lennox6 . No ano seguinte estrelou como apresentadora do programa semanal, Chabada, da France 3, co-apresentado por Daniela Lumbroso.
Em 2010, Alexandra apresentou ao lado do jornalista Ahmed El Kely, a edição especial de 14 de julho do talk show Toutes les France, em comemoração aos 50 anos de independência dos países africanos e a estreia do canal FranceÔ.
Artista por natureza, seu envolvimento com a arte e a música estão presentes em sua formação e carreira.
Estudou na Corcoran School of Art7 , de Washington DC, passou por cursos de técnicas vocais e canto lírico nos Conservatoire d’Art Dramatique et Du Mime Marceau e Paris 18éme, e tomou aulas de atuação na École Superieur Du Spectacle de Paris.
Desde que assumiu a função de Consulesa da França em São Paulo, em outubro de 2012, Alexandra foi responsável pela organização de diversas ações com perspectiva de estreitamento das relações bilaterais franco-brasileiras com foco em questões sociais e culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas