Médicos promovem em São Paulo mobilização em defesa da criança desaparecida

 Médicos promovem em São Paulo mobilização em defesa da criança desaparecida. Para marcar o encerramento da Semana Nacional de Mobilização para a Busca e Defesa da Criança Desaparecida, o CFM e a ONG Mães da Sé fizeram um ato público para mobilizar a sociedade para o problema dos desaparecimentos, calculados em cerca de 50 mil pessoas por ano.





















“Ajude a mudar essa realidade: fique atento às medidas que auxiliam na busca por crianças desaparecidas”. Essa foi a mensagem dirigida a médicos de todo o Brasil para o enfrentamento ao desaparecimento de crianças e adolescentes, em ato público realizado no dia 31 de março, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida (ABCD), conhecida como Mães da Sé”.























“Esse é um movimento importante de resgate deste grave problema que afeta a sociedade brasileira, notadamente a mais carente. Queremos pedir aos médicos para que fiquem atentos, principalmente os da área de Pediatria, pois é cada vez maior o número de crianças desaparecidas”, alertou o presidente do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima.
























Desde 2011, o CFM desenvolve junto à categoria uma campanha de conscientização para que profissionais e instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar observem e ajudem no esforço contra o desaparecimento de menores. “Divulgando essa recomendação, alertamos o médico sobre como abordar a questão da criança desaparecida”, ressaltou Henrique Batista, secretário geral e coordenador da Comissão de Ações Sociais do CFM.

“Apoiamos essa iniciativa e pedimos aos médicos, principalmente os que atendem crianças e os ginecologistas que acompanham parto, que observem o comportamento de seus pacientes como ação preventiva”, afirmou Ruy Tanigawa, conselheiro do Cremesp e representante de São Paulo no CFM.
Entidades reunidas para conscientização dos profissionais da saúde
sobre como ajudar a reduzir o número de menores desaparecidos

“Apoiamos essa iniciativa e pedimos aos médicos, principalmente os que atendem crianças e os ginecologistas que acompanham parto, que observem o comportamento de seus pacientes como ação preventiva”, afirmou Ruy Tanigawa, conselheiro do Cremesp e representante de São Paulo no CFM.

O secretário municipal dos Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eduardo Suplicy, participou da campanha, ressaltando a importância da mobilização e solicitando que as informações sobre crianças desaparecidas sejam transmitidas às autoridades. “Isso significará uma esperança para pais e mães nessa busca”.

O evento marcou o encerramento da Semana Nacional de Mobilização para Busca e Defesa da Criança Desaparecida e a comemoração do 19º aniversário da Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida (ABCD) ─ as “Mães da Sé”. Ao final do ato foram soltos 1 mil balões brancos em homenagem às crianças e adolescentes desaparecidos, e realizada a celebração de uma missa na Catedral da Sé.
 

               Balões brancos homenagearam os menores desaparecidos ao final do encontro

 Conselho Federal de Medicina (CFM-SP), em parceria com a Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida (ABCD)
Fotos: Osmar Bustos e Isabela Tellerman

Comentários

Postagens mais visitadas