Sexta- feria Santa Festa religiosa cristã e dia de comer peixe




Amanhã dia 3 de abril, celebra-se a Sexta-feira Santa, tradição de se comer peixe. Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, Cristo foi condenado, carregou a cruz e foi crucificado. É dia de sacrifícios para os cristãos, em sinal de consternação pela morte de Jesus, e não se deve comer carne vermelha. Isto porque, na época, a carne era artigo de luxo, rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes.




Este dia é considerado um feriado nacional em muitos países pelo mundo todo e em grande parte do ocidente, especialmente as nações de maioria católica.
Por tradição, na semana santa deve ser preparado um prato com peixe para comemorar com parentes e conhecidos. A receita pode ser de família, mas é necessário muito cuidado na hora da escolha do peixe. É preciso que ele esteja fresco para que seja bem consumido.

Dicas para escolha de peixe:
Se o peixe estiver mole, desmontando, evite comprar. Provavelmente já passou do prazo de validade e pode causar mal estar em toda família.
Preste atenção no olho do peixe, que deverá estar brilhante com a íris branca
ou amarelada e a pupila escura.
Sinta o cheiro, que deve ser de maresia. Se estiver muito ácido, pode significar que esteja estragado.
As brânquias devem estar vermelhas ou rosadas. Caso estejam brancas, pode indicar deterioração.
Evite escolher o peixe que está por cima dos outros, por ele pode não estar em contato com o gelo.
Dada as dicas, é só aproveitar a semana santa e preparar um delicioso prato!





















Sexta-feira Santa é uma festa religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. O feriado é observado sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, o sexto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sétimo no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos). É o segundo dia do Tríduo Pascal e pode coincidir com a data da Páscoa judaica1 2 3


Foto: Ricardo Stuckert

Comentários

Postagens mais visitadas