Em Pirapora do Bom Jesus (SP), espuma de poluição do rio Tietê avança e invade ruas

 Imagens feitas ontem, mostram a grande concentração de espuma no rio Tietê.







Os 16 mil moradores de Pirapora do Bom Jesus, na região metropolitana de São Paulo, surpreenderam-se nos últimos dias com a quantidade de espuma que cobriu o Rio Tietê e tomou as ruas da cidade. A camada de espuma com mais de três metros de altura chegou até a porta de algumas as casas. O fenômeno é frequente nesta época do ano, quando as chuvas diminuem e o problema da poluição no rio se agrava.
























Por meio de nota, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, explicou que a formação de espumas, como ocorre frequentemente no Rio Tietê ao longo das cidades de Santana de Parnaíba, Salto e Pirapora do Bom Jesus, está relacionada principalmente à baixa vazão de água e à presença de esgotos domésticos não tratados.
























A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que o problema é recorrente na região e que só poderá ser resolvido com a implantação dos sistemas adequados de coleta e tratamento de esgoto.
Ainda segundo a instituição, a responsabilidade sobre o tema pertence a municípios e empresas concessionárias do setor de saneamento básico.
Foto: Rafael Pacheco

Comentários

Postagens mais visitadas