PRÍNCIPE DE OMÃ ESTÁ EM SÃO PAULO PARA PROMOVER EXPOSIÇÃO SOBRE PAÍS ÁRABE


O governo do Sultanato de Omã promove exposições e apresentações culturais nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro. A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, visa fortalecer a imagem do país, ainda pouco conhecido dos brasileiros, bem como ampliar suas relações com o Brasil, onde mantém representação diplomática há cinco anos.
Em São Paulo, a exposição cultural ocorre de 28 de julho a 2 de agosto, no Shopping Eldorado. No Rio de Janeiro, será realizada entre 5 e 9 de agosto, no Rio Design Barra. “Queremos apresentar Omã em todos os aspectos aos brasileiros”, afirma o embaixador do país árabe no Brasil, Khalid Al Jaradi. “Há muitas similaridades entre Omã e o Brasil. Somos povos amigáveis, recebemos bem os estrangeiros e somos tolerantes”, destaca.
Na capital paulista, a exposição será aberta oficialmente no dia 28, em cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso. No Rio de janeiro, no dia 4 de agosto, em evento na Casa França-Brasil. Os eventos terão a presença do príncipe omani e secretário-geral do Ministério do Patrimônio e Cultura de Omã, sua alteza Fatek bin Fahar bin Timor Al Said. [TM1] Nos eventos também será apresentada uma pesquisa sobre a reputação e imagem da presença árabe no Brasil.
Localizado na Península Arábica, Omã tem 309,5 mil quilômetros quadrados e uma população de quatro milhões de habitantes. O país faz divisas com os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e o Iêmen. No passado, foi, por um breve período, um antigo domínio ultramarino português, que chegou a manter intercâmbio comercial com o Brasil nos tempos coloniais.
As mostras no Rio e em São Paulo vão exibir, inclusive, artefatos desse período. Além disso, vão expor fotografias, documentos religiosos, obras de arte, manuscritos, peças de artesanato e artefatos de moda típica. Haverá ainda apresentações musicais, a presença de um calígrafo e de uma artista que faz pinturas de hena nas mãos.
Jaradi também informa que outro objetivo da viagem é mostrar o Brasil ao povo omani. Para isso, jornalistas dos principais veículos do país acompanham a comitiva e vão produzir matérias sobre o Brasil. Omã é membro do Conselho de Cooperação do Golfo, bloco econômico também composto por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos e Kuwait.
  • Mostras ocorrem de 28 de julho a 2 de agosto, em São Paulo, e de 5 a 9 de agosto, no Rio de Janeiro
  • Haverá exposição de obras de arte, fotos, moda, artesanato, música, tatuagens e até objetos do período em que Omã era uma colônia do império Português
  • Príncipe omani e secretário-geral do Ministério da Cultura do país árabe vem ao Brasil para abrir exposições e cumprir agenda bilateral

Comentários

Postagens mais visitadas