Cresce o número de jovens de 35 a 45 anos com câncer de cabeça e pescoço

A falta de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre os jovens, de 35 a 45 anos, tem causado o aumento de casos de câncer de cabeça e pescoço – nome dado aos tumores malignos que acometem as vias aéreas digestivas, como, por exemplo, boca, língua, garganta, faringe e laringe.


Antes comum em homens de 50 anos ou mais, fumantes e consumidores de bebidas alcóolicas em excesso, o câncer de cabeça e pescoço está aparecendo em pessoas mais jovens, entre 35 e 45 anos, com hábitos saudáveis. Ou seja, que não fumam, não bebem ou bebem pouco. Especialistas e pesquisadores perceberam que, nesses casos, os tumores foram ocasionados por um novo fator: o papiloma vírus, popularmente conhecido como HPV.
Segundo Dorival de Carlucci Jr, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, hoje a população jovem tem uma vida sexual ativa, múltiplos parceiros e praticam mais sexo oral, aumentando, assim, a incidência de HPV e, consequentemente, os casos da doença. “Enquanto o tabaco exige uma exposição prolongada, de 15 a 30 anos de consumo, para desenvolver um tumor, já o HPV age rapidamente. Por isso, a faixa-etária de pessoas diagnosticadas com a doença está diminuindo”, explica Dorival.  

Independente da causa, os sintomas do câncer de cabeça e pescoço são iguais. A presença de nódulos nas vias aéreas digestivas, como na garganta e no pescoço, por mais de 15 dias é um dos sinais de tumor. No caso das cordas vocais, os sintomas são: dor, rouquidão e alteração da voz por mais de 15 dias. A presença de aftas na boca ou na língua e mal hálito também merecem atenção, principalmente se não regredirem em duas semanas.
 O tratamento também é o mesmo e pode ser feito de três formas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. No entanto, os tumores ocasionados por HPV são mais sensíveis ao tratamento radioterápico e tem mais chance de cura se comparados aos ocasionados pela exposição ao cigarro.

Prevenção: evitar o consumo de tabaco, álcool em excesso e uso de proteção no contato sexual são as recomendações para prevenir-se do câncer de cabeça e pescoço.


 Hospital São Luiz nas redes sociais:Blog do São Luiz com a Saúde: http://blog.saoluiz.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/HospitalSaoLuiz
Twitter: twitter.com/@hospsaoluiz

Comentários

Postagens mais visitadas