Você sabe o que é phubbing?

Imagem inline

Phubbing  é um termo criado como parte de uma campanha pela Macquarie Dictionary a partir das palavras snubbing (esnobar) e phone (telefone) para descrever o ato de ignorar alguém usando como desculpa, um telefonema, mensagem ou outros através de um smartphone.
 Em maio de 2012, a agência de publicidade por trás da campanha - McCann Melbourne - convidou uma série de lexicógrafos, autores e poetas para cunhar um neologismo para descrever o comportamento. O termo tem aparecido nos meios de comunicação ao redor do mundo, e foi popularizado pela campanha Stop Phubbing criada pela McCann.
Você sabe o que significa phubbing? To Phub é uma gíria composta de outras duas palavras snob (esnobar) e phone (usar o telefone). Já foi a época em que usávamos a palavra phone apenas com o sentido de fazer uma ligação telefônica, até porque, nos tempos atuais, parece que a ligação telefônica passou a ser algo de menor importância em se tratando de smartphones. É que a ideia de esnobar nesse caso está associada ao ato de não dar importância para quem, por exemplo, está ao seu lado, perto de você. Simplesmente ignorá-la. Não que a intenção seja puramente fingir que alguém ou pessoas não estão ao seu lado, mas identificar quão ruim isso pode ser, especialmente em se tratando de um ato que se tornou praticamente inconsciente. Fala a verdade, quantas vezes você pegou o celular simplesmente para conferir se há alguma notificação, novidade ou mensagem no whatsapp de algum contato na lista? É realmente um fenômeno dos tempos atuais que não podemos negar. Quando se pressupõe que o mais provável seria fazer companhia interagindo com a pessoa, ficamos enfurnados no celular. Daí surgiu o termo phubbing que é justamente fazer isso, dar preferência ao celular do que à pessoa que está próxima de você.

Comentários

Postagens mais visitadas