O show de abertura das Olimpíadas no Brasil foi surpreendente!

As olimpíadas foram abertas, neste dia 5 de agosto de 2016, no Estádio do Maracanã, onde a emoção foi a estrela da noite, começando com o Hino Nacional cantado por Paulinho da Viola
Em todas as cerimônias de abertura das Olimpíadas é sempre destaque mensagens de Paz, União e Amor entre os Povos, mas a cerimônia de abertura da 31ªOlimpíada, no Rio de Janeiro  disfarçou  as feridas brasileiras, por algumas horas e  mostrou ao mundo a história de sua criação e como o brasileiro vive feliz , apesar das adversidades. A coreógrafa Deborah Colker, uma das mais renomadas da dança nacional e do mundo, foi responsável pela coreografia do espetáculo.
                                   Entrada alegre e festiva dos atletas do Brasil 
Presidente da COI-Thomas Bach, Presidente Michel Temer,o Secretário
Geral da ONU-Ban Ki Moon entre outras autoridades 
Apesar das dificuldades e más notícias nas preparações para os Jogos, a cerimônia foi muito bem sucedida e emocionante, foi um show belíssimo, com muitas  cores, músicas, fogos e imagens incríveis que deixou todo povo brasileiro feliz e o mundo impactado.  
A mensagem principal  na abertura destas Olimpíadas ao mundo, foi de mais cuidado com o Meio ambiente, pois o mundo já vive uma mudança enorme no clima, por falta de consciência e cuidados. Foram mensagens que o mundo precisava ouvir .
Passamos energia, alegria, tolerância, a festa passou ao mundo a alma brasileira, com mensagens de Amor e criatividade.









Com a música " Garota de Ipanema" a maior top model brasileira, a belíssima Gisele Bündchen desfila em passarela de 128 metros na abertura das Olimpíadas, sendo um destaque da festa, comentado por  vários países, graças a sua postura sempre confiante e sua beleza indescutível.

A música brasileira  esteve no palco da abertura da noite das  Olimpíadas com o samba de Zeca Pagodinho e Elza Soares e o funk de Ludmilla e MC Soffia, passando pela Garota de Ipanema no desfile da Über Model brasileira, que encantou o mundo, finalizando  com Gilberto Gil , Caetano Veloso e Anitta


A tocha olímpica entrou no Maracanã conduzida por Guga, o brilhante tenista Gustavo Küerten

Hortência Marcari recebeu a Tocha de Guga e entregou ao atleta Vanderley Cordeiro

O atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi muito homenageado por sua garra, no  episódio mais marcante da sua carreira: a maratona da Olimpíada de 2004, em Atenas. O brasileiro liderava a prova quando foi atacado por um padre irlandês. Ele foi rapidamente acudido por um espectador e seguiu na disputa. Cordeiro foi ultrapassado, mas conseguiu encerrar a maratona na terceira posição. A altivez com que ele encarou a situação lhe rendeu a medalha Pierre de Coubertin, a honraria mais alta dada pelo Comitê Olímpico Internacional e no Rio foi o herói que acendeu a Pira Olímpica.
O artista americano Anthony Howe, que tem surpreendido o mundo com esculturas cinéticas, cheias de efeitos visuais produzidos através dos movimentos de sua estrutura. Para o símbolo do maior evento esportivo da Terra, a criação de Howe teria uma base de aço e, no topo, formas que lembrariam uma espiral, transformando a tocha  e a bela obra de arte em um SOL de esperança e calor .











Jorge Alberto Gomes, de 14 anos, foi o escolhido para acender, na praça da Candelária, no centro do Rio, uma das duas piras olímpicas oficiais dos Jogos Olímpicos Rio-2016. O jovem é atleta da Vila Olímpica da Mangueira, acendeu o monumento à 0h20 deste sábado, que  ficará acesa até o próximo dia 21 de agosto. Muito emocionado e nervoso agradeceu a oportunidade e disse que sua participação nesta abertura o fortaleceu mais para buscar a conquista de seus sonhos.

O lugar onde está o Fogo Olímpico foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes, menos  de 12 horas antes do início da abertura dos Jogos. A praça em frente à Igreja da Candelária, de frente para o mar, era o último trecho da Orla da Guanabara que ainda não havia sido inaugurada, mas sua inauguração foi em grande estilo.




O Brasil passa por momentos difíceis de crise política e econômica  e percebemos que o "modo brasileiro pode mostrar ao mundo que somos um povo forte e feliz apesar de tudo" e  a ideia dos diretores do espetáculo, Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Daniela Thomas, foi a salvação para um evento que sofreu muitos cortes em sua reta final, vítima da escassez de recursos financeiros que assola o País. 
O resultado foi muito além das expectativas, emocionou muito quem assistiu e a mensagem da abertura dos jogos no Rio de Janeiro chegou como um remédio forte, para a autoestima para todo brasileiro.
Foi  possível perceber que a Alma Brasileira foi muito bem representada, com o espetáculo visual multicolorido, revelando ao mundo as festas tradicionais alegres, as músicas que marcaram história, o balanço, o gingado e a alegria natural de nosso povo.  
A atenção para o respeito à diversidade e à preservação da natureza na celebração mostrou-se das mais bem sucedidas ao trazer, de fato, uma mensagem de otimismo, vontade de melhorar o pais,  com consciência, cobrança aos políticos, mas sem perder o amor e o patriotismo.









Texto Vera Tabach 

FotosThe New York Time e El Pais


Comentários

Postagens mais visitadas