Pinacoteca comemora aniversário de São Paulo com evento gratuito, novo site, jogos e muito mais



Para saudar o bairro do Bom Retiro e comemorar com a população o aniversário de São Paulo, a Pinacoteca, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, organiza um evento público no dia 25 de janeiro, no estacionamento da Pina Luz. Nesse dia a entrada do museu será gratuita e ele estará aberto até às 19 horas, uma hora além do habitual. 
 
No estacionamento, um palco será montado para apresentações musicais de grupos do Bom Retiro, bairro onde estão localizados os prédios da Pinacoteca de São Paulo. A partir das 13h30 se apresenta a banda de percussão coreana Salmunori, que contará com a presença de 11 músicos. Às 14h30 está agendada a apresentação do Bom Retiro e seus amigos, grupo de música com acordeon, piano, voz, clarinete, sax, flauta, bandolim, violino, guitarra, bateria, contrabaixo e percussão cujo repertório é baseado nas músicas tradicionais judaicas e ciganas. Depois, às 16 horas, assume o palco um grupo de música e dança autóctone da Bolívia. O Samba do Bule, tradicional grupo paulistano, encerra o evento com uma roda de samba a partir das 17h30. 
 
Food trucks de pastel, churros, cachorro quente, sorvete, sucos e acarajé estarão no local o dia todo.
 
No dia 25 também acontece o JogaJunto, ação comandada pelo Educativo da Pinacoteca. Nesse dia, entre 11 e 15h30, os jogos ficarão à disposição dos visitantes com a mediação dos educadores no Espaço NAE - piso térreo da Pinacoteca Luz. Os jogos propiciam a interação em família ou em grupo e estimulam um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição na Pinacoteca de São Paulo.
 
OUTRAS COMEMORAÇÕES
A Pinacoteca também comemorará o aniversário de São Paulo com o relançamento do seu site e aplicativo. A página do museu na internet e na plataforma móvel foi reformulada e está mais fácil de navegar, moderna e completa. O Key Visual do site é assinado pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi e a programação é da Hous Mídia Interativa.
 
Além disso, uma nova edição do Takeover acontecerá a partir das 20 horas do dia 24 de janeiro com oartista Nino Cais. Neste dia o museu entrega a sua conta do Instagram para o convidado postar fotos e vídeos por um dia. A iniciativa segue as tendências ditadas por alguns museus internacionais - como o MoMA, de Nova York, e o V&A, de Londres. É inovadora e visa incentivar o engajamento e a interação dos usuários dessa rede social com o museu. 
 
Dia 25, às 11 horas, no Memorial da Resistência acontece a contação de história “O edifício e suas memórias”. A história contará sobre o edifício sede do Memorial da Resistência e da Pina Estação, que foi ocupado pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo - Deops/SP, e abordará o prédio no contexto da urbanização da São Paulo, da economia cafeeira, da importância do Escritório de Ramos de Azevedo em São Paulo com a implantação desse prédio e outros contemporâneos, além da ocupação pelo Deops/SP, polícia política do Brasil republicano. A atividade será gratuita.
 
E dia 25 também é dia de leitura! Mesmo no feriado, a Biblioteca Walter Wey estará aberta das 10 às 13 e das 14 às 18h, na Pina Estação. 
 
Já os visitantes que forem até a Pina Luz poderão conferir mais de perto a “Carregadora de Perfume”, de Vitor Brecheret. A obra foi transferida para a entrada do prédio também em comemoração ao aniversário da capital paulista. 
 
Por fim, nos dois edifícios, Pina Luz e Pina Estação, haverá distribuição do Passaporte de Museus. Será entregue um exemplar para cada visitante que fizer check-in na página do Museu no Facebook e apresentá-lo na bilheteria Com ele, é possível entrar de graça em qualquer museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O regalo contêm informações sobre os museus, fotos, e espaço para um carimbo. Na visita, basta apresentá-lo na bilheteria e, assim, garantir seu “visto de entrada” única e gratuita. 
 
SERVIÇO:
 
24/01
20 horas
Takeover com Nino Cais - Instagram da Pina
 
25/01
Dia todo:
Food trucks no estacionamento da Pina Luz 
Biblioteca Walter Wey aberta na Pina Estação
Distribuição de Passaportes nos dois prédios (Luz e Estação)
 
11h – Início do Joga Junto no Espaço NAE – Pina Luz
11h – Contação de história no Memorial da Resistência – Pina Estação
 
Apresentações musicais no estacionamento da Pina Luz:
13h30 – Salmunori (banda de percussão coreana)
14h30 – Bom Retiro e seus amigos (grupo de músicas tradicionais judaicas e ciganas)
16h – Grupo de música autóctone boliviana 
17h30 – Samba do Bule
19 horas – Encerramento
 
Ações e entrada gratuita 
Neste dia o estacionamento estará fechado para o funcionamento dos food trucks. Programe-se e venha de transporte público. Pina Luz e Estação ficam ao lado da estação Luz do metrô.  
 

Comentários

Postagens mais visitadas